Pós-doutora do CENA/USP é selecionada para integrar a conceituada equipe Tara Oceans Expeditions

      Comentários desativados em Pós-doutora do CENA/USP é selecionada para integrar a conceituada equipe Tara Oceans Expeditions

janainaA pós-doutora do CENA/USP Janaina Rigonato foi selecionada, entre mais de 17 candidatos da América do Sul, para integrar a conceituada equipe Tara Oceans Expeditions, dentro do projeto financiado pelos governos de vários países Europeus, incluindo a França, com sede no Genoscope, na cidade de Evry – França.
O projeto Tara Oceans tem como objetivo acessar a diversidade biológica oceânica e, até o momento, gerou o maior conjunto de dados meta-ômicos disponíveis (> 40 Terabases), incluindo> 1.000 metagenomas e metatranscriptomas da comunidade planctônica. Este conjunto de dados que abrange as escalas geográficas e taxonômicas globais representa uma oportunidade única para explorar os limites de um ecossistema planetário na interface entre oceanografia, biologia, ecologia e evolução. A primeira rodada de análises do projeto gerou a publicação de um volume especial da conceituada revista científica Science (volume 348, maio de 2015).
No CENA a Dra. Janaina desenvolveu seu projeto de pós-doutorado sobre diversidade de cianobactérias no oceano Atlântico Sul. Este projeto teve financiamento da FAPESP (Proc n. 2012/06850-3) e foi realizado dentro do projeto temático INCT-Mar CARBOM, coordenado pelo Dr. Frederico Brandini, diretor do Instituto Oceanográfico da USP. As atividades foram realizadas no laboratório de Biologia Celular e Molecular do CENA com a supervisão da Dra. Marli de Fátima Fiore.
Em sua despedida, Janaina expressou seus agradecimentos pela oportunidade recebida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do CENA com as seguintes palavras: “O desenvolvimento e as experiências obtidas durante o pós-doutorado no CENA foram fundamentais para a minha seleção dentro do projeto Tara Oceans. Vejo nesta oportunidade que estou tendo, a possibilidade de poder contribuir ainda mais com a pesquisa no âmbito nacional, de maneira que através da internacionalização eu possa fazer parte de uma ampla rede de pesquisadores de ponta da ciência mundial.”