JOVEM DOUTORANDA DO CENA/USP RECEBERÁ PREMIAÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL

Comentários desativados em JOVEM DOUTORANDA DO CENA/USP RECEBERÁ PREMIAÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL

Ela representará o país no Santander Universities Award, que esse ano acontece na University of Surrey, UKAndrea Garcia - Foto de Fabiano Pereira

A jovem bióloga Andrea Santos Garcia, doutoranda do programa Interunidades em Ecologia Aplicada CENA/USP, foi um dos 15 doutorandos selecionados para participar da edição 2017 do Santander Universities Award, prêmio que reconhece o trabalho inovador de jovens pesquisadores ao redor do mundo.

Andrea, que também defendeu seu mestrado no mesmo programa do CENA/USP, pesquisa as mudanças sofridas pelo solo em torno das cabeceiras da bacia do Rio Xingu no período compreendido entre 1985 e 2015, e seus impactos. Intitulada de “Mudanças do Uso da Terra na Fronteira Agrícola da Amazônia Brasileira; forçantes de mudanças e futuros cenários”, a pesquisa tem como orientadora a professora Maria Victoria Ramos Ballester, docente e pesquisadora do Laboratório de Análise Ambiental e Geoprocessamento do CENA/USP. A proposta é identificar como essas mudanças afetam os índices de desmatamento (análise quantitativa de perda de cobertura florestal nativa) e de degradação florestal (análise qualitativa dessa mesma perda)  – e de que forma isso está associado com a dinâmica socioeconômica da região (como a economia local é afetada, ocupação da área e movimentos migratórios, etc.).

De caráter interdisciplinar, a pesquisa agrega vários outros projetos e pesquisadores do projeto Xingu, cobrindo estudos de pesquisas climáticas, direito ambiental, comportamento socioeconômico regional, entre outros temas.

Segundo a jovem pesquisadora, “esse caráter interdisciplinar, agregando temas e pesquisadores de áreas tão distintas como Engenharia Florestal, Sociologia e Direito, por exemplo, foi o grande responsável pelo reconhecimento internacional da pesquisa por parte da University of Surrey e da Fundação Santander”. A universidade inglesa é a responsável pela indicação de 15 pesquisadores, a nível mundial, para o prêmio Santander Universities Award, que esse ano tem como tema “Grandes Desafios da Universidade: Unindo Culturas de Pesquisa”.

Andrea estará na universidade de Surrey no período entre 23 e 30 de julho, participando do Doctoral College Conference em uma movimentada agenda de atividades junto aos outros 14 cientistas selecionados para a edição desse ano do referido prêmio.

TEXTO E FOTOGRAFIA: Fabiano Pereira – MTb n.º 60025/SP

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO CENA/USP: comunicacao@cena.usp.br