40 alunos de iniciação científica participam do Siicusp 2014 no Cena/USP

Escrito por Marcelo. Postado em Destaques

Eduarda Bovo Martins, aluna da professora Célia Regina Montes, foi a primeira a se apresentar

Mais importante evento do gênero dentre as atividades realizadas pela Universidade de São Paulo, o Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (Siicusp) tem sua edição de número 22 sendo realizadas individualmente em cada uma das unidades da USP. Outra novidade é que neste ano haverá duas etapas.

Na primeira, cada unidade da USP, por meio de sua Comissão de Pesquisa, será responsável por viabilizar as apresentações orais de seus alunos e os que apresentarem melhor desempenho na avaliação serão convidados para participarem da segunda parte do Siicusp, quando será realizado um evento integrado, denominado Mostra Pública dos Destaques 2014, com a participação de convidados internacionais.

No Centro de Energia Nuclear da Agricultura (Cena/USP), o programa de iniciação científica ocorre durante todo o dia de hoje (17 de setembro), com a participação de 40 bolsistas de iniciação científica. A abertura aconteceu às 8h e as apresentações se estendem até às 18h30, com cada aluno tendo cerca de 10 minutos de exposição.

Os alunos melhor avaliados na segunda etapa serão agraciados com premiações especiais, como visitas técnicas e científicas a universidades e centros de pesquisa parceiros no Brasil e no exterior.

Para Adibe Luiz Abdalla, presidente da Comissão de Pesquisa do Cena/USP, desde sua primeira edição, em 1993, o Siicusp vem cumprindo com seu principal objetivo que é o de formação de recursos humanos de alta qualidade.  “O Simpósio contribui para os alunos de graduação aprender a pesquisar e dar oportunidade de escolher a área do conhecimento em que desejam atuar”, afirmou o professor.

_____________

contato@engenhodanoticia.com.br

Facebook: Engenho da Notícia

Cena/USP recebe delegação chinesa na quinta-feira (18)

Escrito por Marcelo. Postado em Destaques

O Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) recebe na próxima quinta-feira (18) uma delegação chinesa com pesquisadores da Guangxi Academy of Agricultural Sciences (GXAAS).

Composta por cinco integrantes, a comitiva da Academia de Ciências Agrícolas de Guangxi é composta pelos professores Deng Guo-fu, vice-presidente da instituição e chefe da delegação; Zhang Shu-kuan, diretor da divisão de Gestão de Ciência e Tecnologia; Huang Kai-jian, diretor do Instituto de Pesquisa de Milho; Chen Ren-tian, vice-diretor do Instituto de Pesquisa de Arroz; e Wu Jian-ming, vice-diretor do Instituto de Pesquisa da Cana-de-Açúcar.

No Brasil, a comitiva vem sendo acompanhada pelo professor Lee Tseng Sheng Gerald, coordenador da Biofábrica de Plantas, do Centro de ciências Agrárias da Universidade de São Carlos (UFSCar) e pelo pós-doutorando Eduardo Andrade Bressan (Cena/USP).

Comitiva da Universidade de Ohio conhece o Cena/USP

OSU

Uma delegação com sete professores da The Ohio State University (OSU), dos EUA, visitou o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) nesta quarta-feira (10). Na ocasião foram recebidos pela diretora da instituição, Tsai Siu Mui; pela presidente da Comissão de Relações Internacionais (CRInt), Adriana Martinelli; e pelos professores Adibe Luiz Abdalla e Antonio Figueira.

A comitiva era composta por três dirigentes da instituição norte-americana, Bruce McPheron, Christopher Hadad e Erich Grotewold, além de outros quatro professores.

A missão está no Brasil para participar do “Science Symposium USP-OSU”, evento comemorativo aos 50 anos da pós-graduação da Esalq e organizado pelo programa de pós-graduação Internacional em Biologia Celular e Molecular Vegetal da Escola e organizada pela professora Helaine Carrer, que participou do encontro.

Após o encontro, o professor Figueira acompanhou grupo em uma visita pelos laboratórios e instalações do Cena/USP. Fundada em 1804, a OSU é uma das principais universidades públicas dos Estados Unidos.

Delegação da Universidade de Missouri visita o Cena/USP

University Missouri

Com o objetivo de identificar pesquisas com o intuito de estabelecer parceria acadêmica em áreas afins, na tarde desta terça-feira (9), delegação da Faculdade de Agricultura, Alimentação e Recursos Naturais, da Universidade de Missouri visitou o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP).

A delegação era composta por coordenada por Thomas Payne, vice-presidente da instituição sediada em Columbia; Marc Linit, Reitor de Pesquisa e Extensão; Bryan Garton, Reitor adjunto de Programas Acadêmicos; e Rebecca Showmaker, Diretora de Programas Estudantis.

A comitiva norte-americana foi recepcionada pela diretora do Cena/USP, Tsai Siu Mui; pela presidente da Comissão de Relações Internacionais (CRInt), Adriana Martinelli; e mais os professores Adibe Luiz Abdalla, Calos Cerri e Elisabete De Nadai.

Para a diretora do Cena/USP, Tsai Siu Mui, encontros como esse servem para promover uma maior aproximação entre as partes envolvidas e suas respectivas áreas de pesquisas. “Sempre é possível haver um entendimento recíproco que venha a gerar um acordo de cooperação entre as duas instituições”.

Na parte da manhã, a comitiva esteve na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Esalq.