Cerimônia de entrega do Prêmio Capes de Tese 2014

Escrito por Marcelo. Postado em Destaques

Evento reuniu diversos professores e autoridades

Para prestigiar o grande vencedor do Prêmio Capes de Tese Edição Ciência Agrárias I – 2014, Acacio Aparecido Navarrete, orientado da professora Tsai Siu Mui (Cena/USP), docentes e autoridades estiveram em Brasília, no último dia 10 de dezembro, participando da cerimônia de entrega do Prêmio.

Na foto, Elisabete Aparecida de Nadai Fernandes (presidente do PPG em Ciências do Cena/USP), Eiko Eurya Kuramae (Netherlands Institute of Ecology, Wageningen/Holanda (colaboradora no trabalho de tese), Jorge Almeida Guimarães (presidente da Capes), Acacio Navarrete, Tsai Siu Mui (orientadora da tese e diretora do Cena/USP), Cristine Chaves Barreto (Universidade Católica de Brasília, colaboradora no trabalho).

Leia mais sobre a premiação no endereço http://www.cena.usp.br/blog/?p=1850

Conselho de Ciência e Tecnologia de Piracicaba ganha membro do Cena/USP

Escrito por Marcelo. Postado em Destaques

Professor Klaus Reichardt atuará como membro titular deste Conselho.

Piracicaba nomeou um novo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, órgão que está vinculado diretamente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura Municipal.

Indicado pela diretora do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), Tsai Siu Mui, o professor sênior da instituição, Klaus Reichardt atuará como membro titular deste Conselho.

“A participação do Cena/USP neste órgão de grande importância é um marco para o município. Este fato mostra que o poder público está se dedicando ao assunto e pede a colaboração da comunidade. Com esse canal, pretendemos auxiliar a prefeitura a desenvolver políticas públicas na área de ciência, tecnologia e inovação”, explicou o professor que em 2013 venceu o Prêmio Bunge na área de Recursos Hídricos.

A primeira reunião de estabelecimento do Plano Estratégico 2015 – 2025, ocorreu no dia 2 de dezembro, na sede do Sebrae-SP, em Piracicaba, órgão que também conta com um membro, o gerente do Escritório Regional, Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro.

“Por enquanto, tivemos apenas um encontro, mas iremos trabalhar na elaboração desse plano estratégico para os próximos dez anos. Seu papel é o de formular e propor ações públicas e de desenvolvimento técnico-científico, a partir de iniciativas governamentais ou em parceria com agentes privados”, afirmou.

Outras atribuições do Conselho envolvem a sugestão de diretrizes políticas de interesse do município e dentro de sua vocação. “O plano estratégico 2015/2025 será importante para mostrar quais as vocações da cidade, recomendando ao município as prioridades de investimentos no setor”, concluiu.

_____________

Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa Cena/USP

divulgacao@engenhodanoticia.com.br

Twitter: @Engenho_Noticia

Facebook: Engenho da Notícia

Professor do Cena/USP lança livro de poesia

Escrito por Marcelo. Postado em Notícias

O biólogo Luciano Martins Verdade, professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), lançou seu terceiro livro de poesias. Publicado pela editora Multifoco e intitulado Você Não Verá, a obra reúne cerca de 70 poemas que escreveu entre os seus 20 e 30 anos, revelando sua paixão pela literatura, e a grande parceria da ciência com a arte.

Acompanhado pelas as ilustrações de seu filho mais velho, Roberto Carmignani Verdade, na obra é possível verificar três temas: a natureza, amor e solidão. “Meu amigo Marcos Jank, que realizou o prefácio, tem razão no sentido de que estes foram possivelmente os temas que sempre mais me tocaram. Ao longo da vida, no entanto, eles acabaram se misturando e amadurecendo, de visões da casa da infância aos amores juvenis e aos desafios do convívio humano na fase adulta”. disse.

Segundo o escritor, desde os 14 anos ele escreve poesias. Seu primeiro livro foi A Cidade e o Rio, lançado em 1989, e o último, lançado no ano passado, Pedaços de Tempo. “Sempre pensei em publicar minhas poesias, mas a vida profissional acabou adiando esse projeto pessoal. Outros três livros de poemas mais recentes já estão praticamente prontos e planejo lançá-los nos próximos três anos. Também venho trabalhando em um livro de contos e delineando um romance”, anunciou o pesquisador que atua no laboratório de Ecologia Isotópica do Cena/USP.

O autor relatou que as inspirações surgem das mais adversas circunstâncias, inclusive em situações inusitadas, como durante uma reunião profissional, ou em um momento do café da manhã. “Cultura e criatividade são pré-requisitos de qualquer profissão. Pessoalmente, espero me dedicar cada vez mais à literatura, mesmo antes de me aposentar da carreira universitária”, disse.