|

Professor do Cena/USP debate biodiversidade e ciclagem no Biota-Fapesp Educação

Escrito por Marcelo. Postado em Notícias

O Ciclo de Conferências Biota-Fapesp Educação, programa de aperfeiçoamento do ensino da ciência da biodiversidade no Brasil, terá mais uma edição nesta próxima quarta-feira (25). O tema do encontro será Biodiversidade e ciclagem de nutrientes e terá a presença do professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP).

Plinio Barbosa de Camargo, que atua na Divisão de Ecossistemas Tropicais, do Laboratório de Ecologia Isotópica da instituição, encerrará o encontro falando sobre carbono, nitrogênio e outros nutrientes em sistemas aquáticos.

“O encontro objetiva apresentar os avanços nos conhecimentos científicos relacionados às interações entre biodiversidade e a ciclagem de nutrientes”, afirmou o professor.

O evento é parte do ciclo de conferências de 2014 do Biota-Fapesp Educação, vertente do programa voltada à melhoria do ensino da ciência da biodiversidade. Podem participar estudantes, alunos e professores do ensino médio, alunos de graduação e pesquisadores.

Também participam do encontro, Gabriela Bielefeld Nardoto, da Universidade de Brasília (UnB), que abordará os estoques de nitrogênio nas florestas brasileiras; e Simone Vieira, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que apresentará uma palestra sobre os estoques de carbonos das florestas.

O Biota-Fapesp Educação realizou seu primeiro ciclo de conferências em 2013, com palestras sobre biodiversidade e biomas brasileiros. A atividade continua neste ano abordando temas ecossistêmicos. As palestras transmitem, em linguagem acessível, o conhecimento sobre biodiversidade e sua conservação, restauração e uso sustentável gerado pelo Biota-Fapesp.

O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site www.fapesp.br/eventos/biota_nutrientes/inscricao. A conferência ocorrerá a partir das 14 horas na sede da Fapesp, que fica na Rua Pio XI, 1500, em São Paulo.

Mais informações: www.fapesp.br/eventos/biota_nutrientes

______________

Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa Cena/USP

(19) 3302.0100

contato@engenhodanoticia.com.br

Cena/USP oferece curso de proteção radiológica

Escrito por Marcelo. Postado em Notícias

curso de protelçao radiologica

Entre os dias 19 e 30 de maio, o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) realiza mais uma edição do Curso de Proteção Radiológica, destinado a profissionais que manipulam este tipo de material.

Oferecido há mais de 10 anos pelo Serviço de Proteção Radiológica da instituição, o curso objetiva fornecer noções básicas sobre proteção radiológica, além de informar sobre operação e sistemas de manuseio seguro em fontes de radiação. A grade de estudos é focada no conhecimento e na atualização do assunto e também são estudadas as avaliações de risco de exposição à radiação.

Outra utilidade é atender um dos requisitos para a obtenção do Registro de Pessoas Físicas para o Preparo, Uso e Manipulação de Fontes Radioativas junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Voltado para usuários de fontes de radiação, tais como materiais radioativos e geradores de radiação ionizante, também podem participar docentes, funcionários, estudantes de graduação, pós-graduação e de especialização da USP bem como da comunidade externa.

Serviço

As aulas acontecem de segunda-feira a sexta, das 13h15 às 18h, num total de 50 horas de carga horária.

Pós-graduação do Cena/USP realiza curso com pesquisador da Embrapa

Escrito por Marcelo. Postado em Notícias

O Programa de Pós-graduação em Ciências do Centro de Energia Nuclear da Agricultura (Cena/USP) promoverá o curso ‘Princípios e Métodos para Avaliação de Indicadores e Modelagem de Índices de Qualidade do Solo’. O evento acontecerá entre os dias 6 e 9 de maio, na própria instituição.

Coordenado pelas professoras Regina Tereza Rosim Monteiro e Marisa de Cássia Piccolo, o curso será ministrado por Guilherme Montandon Chaer, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Doutorado pela Oregon State University (2008), atualmente Chaer atua no Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia/RJ.

Voltado para os alunos da pós-graduação, o curso terá 36 horas de carga horária. Confira a programação completa:

Dia 6 de maio – terça-feira / manhã

Aula 1 (teórica) – Indicadores de qualidade de solo.

Aula 2 (teórica) – Índices de qualidade do solo (IQS).

Tarde

Apresentação do Software SIMOQS

Atividade 1 (prática)  – Construção de modelos de IQS no SIMOQS

 

Dia 7 de maio – quarta-feira / manhã

Atividade 1 (prática) - Apresentação dos modelos IQS pelos grupos

Tarde

Aula 3 (teórica) - Redução de incertezas em modelos de IQS - Apresentação de um modelo conceitual em desenvolvimento

Aula 4 (teórica) - Índice biológicos/bioquímicos de qualidade do solo

 

Dia 8 de maio – quinta-feira / manhã

Aula 5 (teórica) - Introdução  à análise  multivariada

Aula 6 (teórica) - Uso  de  ordenações  multivariadas para avaliação  integrada  de  indicadores de QS

Tarde

Atividade 2 (prática) - Simulações  de  ordenações multivariadas

 

Dia 9 de maio – sexta-feira / manhã

Aula 7 (teórica) - Modelos de árvore de classificação e regressão (CART models) e  aplicações  em  estudos  de qualidade do solo

Aula 8 (teórica) - Árvore  de  regressão multivariada

Tarde

Atividade (prática) – Aplicação da metodologia de avaliação da QS com dados experimentais dos estudantes

 

Inscrições

O interessado deve enviar sua inscrição até 24 de abril para o e-mail das coordenadoras monteiro@cena.usp.br e mpiccolo@cena.usp.br.

Funcionário do Cena/USP recebe homenagem in memorian

Escrito por Marcelo. Postado em Notícias

O novo escritório da Superintendência do Espaço Físico (SEF), situado no campus da USP em Piracicaba, recebeu o nome de Osmar Francisco Mantelato, em homenagem (in memorian) ao engenheiro que por muitos anos contribuiu com o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP). Além da engenharia civil, ainda era formado em segurança do trabalho e direito, com especialização em administração.

Fran, como era conhecido, ingressou no Cena em 1985, atuando como engenheiro de segurança do trabalho. Convidado pelo então prefeito do campus Luiz de Queiroz, professor Antonio Sanches de Oliveira, passou a ocupar o cargo de diretor da divisão, hoje denominada Divisão de Manutenção de Operação da Prefeitura do campus.

Em 1999, foi solicitado a prestar serviço junto à SEF, onde passou a responder pela área de segurança do trabalho e processos trabalhistas, em apoio à procuradoria jurídica da Universidade e ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do (SESMT), além de também ter atuado como fiscal de obras junto à divisão de fiscalização da SEF.

Em 2009, devido a criação dos escritórios regionais, retornou ao Cena/USP, a partir de sua nomeação como diretor da divisão do escritório regional, onde prestou serviços até seu falecimento, em 8 de janeiro de 2010.