|

Professor do Cena/USP lança livro de poesia

Escrito por Marcelo. Postado em Notícias

O biólogo Luciano Martins Verdade, professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), lançou seu terceiro livro de poesias. Publicado pela editora Multifoco e intitulado Você Não Verá, a obra reúne cerca de 70 poemas que escreveu entre os seus 20 e 30 anos, revelando sua paixão pela literatura, e a grande parceria da ciência com a arte.

Acompanhado pelas as ilustrações de seu filho mais velho, Roberto Carmignani Verdade, na obra é possível verificar três temas: a natureza, amor e solidão. “Meu amigo Marcos Jank, que realizou o prefácio, tem razão no sentido de que estes foram possivelmente os temas que sempre mais me tocaram. Ao longo da vida, no entanto, eles acabaram se misturando e amadurecendo, de visões da casa da infância aos amores juvenis e aos desafios do convívio humano na fase adulta”. disse.

Segundo o escritor, desde os 14 anos ele escreve poesias. Seu primeiro livro foi A Cidade e o Rio, lançado em 1989, e o último, lançado no ano passado, Pedaços de Tempo. “Sempre pensei em publicar minhas poesias, mas a vida profissional acabou adiando esse projeto pessoal. Outros três livros de poemas mais recentes já estão praticamente prontos e planejo lançá-los nos próximos três anos. Também venho trabalhando em um livro de contos e delineando um romance”, anunciou o pesquisador que atua no laboratório de Ecologia Isotópica do Cena/USP.

O autor relatou que as inspirações surgem das mais adversas circunstâncias, inclusive em situações inusitadas, como durante uma reunião profissional, ou em um momento do café da manhã. “Cultura e criatividade são pré-requisitos de qualquer profissão. Pessoalmente, espero me dedicar cada vez mais à literatura, mesmo antes de me aposentar da carreira universitária”, disse.

Professores holandeses ministram curso no Cena/USP

Escrito por Marcelo. Postado em Notícias

Professora Adriana Matinelli e os holandeses Richard Immink e Ruud de Maagd

Professora Adriana Matinelli e os holandeses Richard Immink e Ruud de Maagd

Em sua sétima edição, o Centro de Energia Nuclear da Agricultura (Cena/USP) sedia o curso internacional ‘Mecanismos moleculares no desenvolvimento reprodutivo de plantas’, que teve início nesta segunda-feira (6) e segue até o dia 9 de outubro, com apoio do Programa de Pós-graduação (PPG) em Ciências, do Centro de Energia Nuclear da Agricultura (Cena/USP), através do Programa Capes/Proex.

Realizado anualmente, nesta edição o curso conta com a participação de dois professores holandeses, Richard Immink e Ruud de Maagd, docentes do Plant Research International/ Wageningen University & Research Centre (PRI/WUR).

“Temos uma parceria com o grupo de pesquisa holandês, com apoio do Programa Capes/Nuffic, com o qual mantemos uma colaboração que envolve também dois outros grupos brasileiros do Instituto de Biologia, UFRJ, e USP-FFLCRP, com a mobilidade e intercâmbio acadêmico entre os professores, doutorandos e pós-doutorandos ligados a pesquisas relacionadas ao desenvolvimento reprodutivo em plantas”, informa a professora Adriana Pinheiro Martinelli. O curso é organizado anualmente, de forma alternada no Cena/USP e no Instituto de Biologia Unicamp.

Cena/USP sedia Meeting GSB & Lacaf

Escrito por Marcelo. Postado em Notícias

gsb lacaf

Nesta quarta-feira (27), teve início no Centro de Energia Nuclear da Agricultura (Cena/USP) o GSB & Lacaf Meeting, evento internacional com a participação de pesquisadores de diversos países. O encontro segue até a próxima sexta-feira (29), no auditório da instituição.

O evento faz parte das atividades do projeto temático “Contribuição de produção de bioenergia para a América Latina, Caribe e África”, desenvolvido por pesquisadores do Bioen, Programa Fapesp de Pesquisa de Bioenergia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, que objetiva estimular e articular atividades de pesquisa e desenvolvimento utilizando laboratórios acadêmicos e industriais para promover o avanço do conhecimento e sua aplicação em áreas relacionadas à produção do Bioenergia no Brasil.

Estão previstas para os três dias do evento encontros e workshops entre os participantes, com atualização sobre as atividades associadas que compõem a iniciativa GSB (Global Sustainable Bioenergy), além da realização de reuniões de trabalho dos projetos focados em aspectos operacionais. Ainda durante o meeting, serão debatidos os resultados das reuniões dos grupos de trabalho. Ao final do evento, se objetiva refinar a visão do projeto.

A Fapesp é a principal patrocinador da GSB, através da concessão de bolsas de estudo. Além da Fapesp, Oak Ridge National Lab (ORNL) e o programa básico BE (Holanda) apoiam a iniciativa GSB.

Criado em 2009, a iniciativa GSB visa contribuir para um mundo sustentável, expandindo, disseminando e aplicando o conhecimento das técnicas de bioenergia em larga escala, honrando outras prioridades, incluindo a produção de alimentos, proteção do habitat e uso sustentável da terra.

Reuniões anteriores da iniciativa GSB e projeto LACAf têm, em geral, apresentado uma agenda sequencial que inclui discussões de aspectos operacionais e reuniões paralelas de grupos de trabalho, bem como as sessões plenárias.

A coordenação geral é do professor Luis Cortez, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com apoio do professor Luiz Antonio Martinelli, do Cena/USP.

____________

Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa Cena/USP

(19) 3302.0100

contato@engenhodanoticia.com.br

Twitter: @Engenho_Noticia

Facebook: Engenho da Notícia

CENA participou da 8ª Feira das Profissões no Parque CienTec

Escrito por admin. Postado em Notícias

A 8ª edição da Feira de Profissões da USP, que neste ano ocorreu entre os dias 7 e 9 de agosto, foi realizada no Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) e reuniu todas as unidades da Universidade de São Paulo.

Voltado para alunos do Ensino Médio e de cursinhos preparatórios para o vestibular, Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) se fez presente com experimentos e informações durante a feira que traz informações sobre cursos de graduação e mercado de trabalho para os estudantes.

Neste ano, o evento recebeu mais de 60 mil visitantes. “Fazer esta Feira no Parque CienTec é importante para mostrar outros lugares e órgãos que também fazem parte da Universidade”, destacou o reitor Marco Antonio Zago, na abertura da Feira.