Autor

Laboratório C-14 desenvolve estudos paleoecológicos em região de Mata Atlântica.

Escrito por admin. Postado em Destaques, Notícias

Laboratório 14C desenvolve estudos paleoecológicos em região de Mata Atlântica no Espírito Santo: milênios de clima, vegetação, conexão com a Amazônia e refúgio florestal

Esta pesquisa foi desenvolvida com apoio de projeto Temático FAPESP, “Estudos paleoambientais interdisciplinares na costa do Espírito Santo” – ProjES, em região norte do estado, com o uso de distintas ferramentas analíticas: datação 14C e isótopos estáveis (12C, 13C) da matéria orgânica de solos e de sedimento de fundo da Lagoa Canto Grande, e de grãos de pólen fóssil e atual encontrados no sedimento lacustre e em camadas orgânicas de solo alagado. Os resultados obtidos permitiram a reconstrução ambiental (vegetação e clima) de ~30000 anos. Com base no estudo da gênese dos solos inferiu-se o predomínio de um clima úmido com chuvas bem distribuídas ao longo do ano, de ~31000-23000 anos cal. AP. Para o intervalo entre ~23000-8000 anos cal. AP inferiu-se um clima mais seco/menos úmido que o anterior, com base na expansão pontual de gramíneas C4, observada na matéria-orgânica do solo e na ausência do sinal polínico de mata de tabuleiros entre 11000-8000 anos cal. AP no sedimento lacustre. Entre ~7000 anos cal. AP até o presente inferiu-se um clima mais úmido do que o anterior, com base no registro polínico predominantemente arbóreo em área de solo alagado e também na expansão das matas de tabuleiros observada no sinal polínico do sedimento lacustre. A presença de táxons com distribuição disjunta entre os biomas Amazônia e Mata Atlântica desde pelo menos 8500 anos cal. AP, também foi verificada no registro polínico. Em associação com as análises isotópicas de C da matéria-orgânica sedimentar e dos solos, não observou-se sinal significativo/predomínio de plantas C4 (gramíneas, ciperáceas, etc.) durante os ~17000 anos cal. AP, o que sugere que a região pode ter sido um refúgio florestal durante os períodos mais secos/menos úmidos que ocorreram no Brasil desde o Último Máximo Glacial (~20000 anos cal. AP).

(artigos nacionais e internacionais, capítulos de livros, livros de série didática, vídeos, etc., são encontrados em:  http://cena.usp.br/pt/laboratorio-dvtec/carbono-14 )

Imagem aérea vegetação e lagoas

Lagoa Canto Canto Grande (1), paleocanais de drenagem (2), vegetação de campo e floresta(3), cordões litoraneos

Lagoa Canto Grande (1), paleocanais de drenagem (2), vegetação de campo e floresta(3), cordões litorâneos (4)

Lagoa da Região

Preparação de barcos para amostragem sedimento de fundo

Barcos ancorados para inicio amostragem sedimento

Barcos ancorados para início amostragem sedimento

Início amostragem sedimento (coluna de água de 4 metros)

Abertura testemunho sedimentar no Laboratorio C-14

Abertura testemunho sedimentar no Laboratório C-14

Testemunho sedimentar pronto para amostragem e análises

Extração grãos de pólen

Preparação lâmina com grãos de polen

Preparação lâmina com grãos de pólen

Análise de grãos de pólen e bioindicadores

Análise polínica

Ecótono campo nativo - Mata de Tabuleiros

Ecótono Campo Nativo – Mata de Tabuleiros

Ecótono Campo - Floresta

Ecótono Campo – Floresta

Ecótono Campo - Floresta

Ecótono Campo – Floresta

Coletas de solos em trincheiras

Coletas de solo e sedimento com sonda

Amostragem de solo e sedimento coletados por sonda

Fotos de Flora e Fauna da Região, todos os direitos da imagens a Leonardo Merçon , fotógrafo profissional de natureza do Instituto Últimos Refúgios

Pós-graduando do CENA é premiado no evento “Contribution of Genetics to Plant Conservation”.

Escrito por admin. Postado em Notícias

eneas

Entre os dias 2 e 4 de fevereiro de 2015 ocorreu o evento “Contribution of Genetics to Plant Conservation”, reunindo equipes de pesquisa brasileiras e japonesas no Departamento de Genética da ESALQ. Na oportunidade, o aluno Enéas Ricardo Konzen foi premiado com o título de melhor apresentação de pôster do grupo brasileiro, com o trabalho “Prospects for an association study of DREB gene nucleotide polymorphisms and drought tolerance traits in wild common bean accessions”, orientado pela Profa. Dra. Tsai Siu Mui e co-orientado pelo Prof. Paul Gepts, da Universidade da Califórnia (UC-Davis). O evento foi organizado pela Profa. Dra. Maria Imaculada Zucchi (IAC-APTA) em colaboração com a equipe japonesa do Prof. Dr. Tadashi Kajita (Chiba University, Japão).

CENA participou da 8ª Feira das Profissões no Parque CienTec

Escrito por admin. Postado em Notícias

A 8ª edição da Feira de Profissões da USP, que neste ano ocorreu entre os dias 7 e 9 de agosto, foi realizada no Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) e reuniu todas as unidades da Universidade de São Paulo.

Voltado para alunos do Ensino Médio e de cursinhos preparatórios para o vestibular, Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) se fez presente com experimentos e informações durante a feira que traz informações sobre cursos de graduação e mercado de trabalho para os estudantes.

Neste ano, o evento recebeu mais de 60 mil visitantes. “Fazer esta Feira no Parque CienTec é importante para mostrar outros lugares e órgãos que também fazem parte da Universidade”, destacou o reitor Marco Antonio Zago, na abertura da Feira.

Núcleo de Apoio a pesquisa

Escrito por admin. Postado em Destaques

Docentes se reuniram no dia 08 de agosto para discutir sobre o Núcleo de Apoio à Pesquisa recentemente aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa.