Comentários desativados em Pesquisadores italianos ministram mini-simpósio sobre “Forma e Modulação Vegetal” no CENA/USP.

Um mini simpósio foi organizado no CENA/USP em 23/10/2015, na área de biologia do desenvolvimento vegetal. Os pesquisadores italianos Dra.Sabrina Sabatini, Dr. Raffaele Dello Ioio (Universitá “La Sapienza” de Roma – Italia) e Dr. Emanuele Scacchi (Max Planck Institute for Developmental Biology de Tuebingen – Alemanha) ministraram palestras no Anfiteatro Admar Cervellini, no CENA/USP.

A Professora Sabatini iniciou o mini-simpósio enfocando a organização dos meristemas focando nas descobertas cruciais sobre a implicação dos hormônios auxina e citocinina na organização e manutenção do meristema radicular. As descobertas realizadas pela Profa. Sabatini, nos últimos 15 anos, revolucionaram a área da biologia do desenvolvimento de plantas, colocando as bases moleculares para a compreensão de como as raízes primárias se formam, mantêm e se organizam, através da ação local do hormônio auxina e de como o hormônio citocinina regula o tamanho do meristema da raiz, controlando o posicionamento da zona de transição e criando um mínimo de auxina que promove a diferenciação celular. Na sequência o pesquisador Dr. Raffaele Dello Ioio abordou a regulação da forma foliar focando nas descobertas cruciais sobre a regulação molecular das margens foliares e como através de estudos moleculares comparados entre as espécies Arabidopsis thaliana e Cardamine hirsuta se podem compreender os mecanismos de evolução da forma foliar e como este enfoque está sendo utilizado em seu laboratório para compreender modulações de forma entre raízes destas espécies. Por último, o pesquisador Dr. Emanuele Scacchi enfocou em sua apresentação os mecanismos de base da formação de padrões na natureza. Partindo de conceitos teóricos como as descobertas matemáticas de Alan Turing na formação de padrões na natureza, o pesquisador encantou a platéia com as descobertas recentes sobre estabelecimentos de padrões na interação entre patógenos e plantas e de como estes modelos de interação e competição podem ser exemplificados através de modelos matemáticos computadorizados de biologia de sistemas úteis para a compreensão tanto do número de componentes nas interações entre plantas e patógenos, como também para a compreensão dos mecanismos de organização de meristemas.

Finalizando, os três pesquisadores expuseram seus pontos de vista sobre o futuro da biologia do desenvolvimento de plantas e as possíveis aplicações biotecnológicas na agricultura.

Este mini-simpósio realizado com o apoio do PPG/CENA/USP e PROEX/CAPES e coordenado pelos Profas. Adriana P. Martinelli (CENA/USP) e pelo recém concursado Prof. Francisco Scaglia Linhares (CENA/USP), representa o início de colaborações científicas entre laboratórios do CENA/USP e da Universitá “La Sapienza” de Roma.

RafaelleDr. Raffaele Dello Ioio

EmanuelleDr. Emanuele Scacchi

publico1

publico2