Pós-doutoranda pesquisa como determinar herbicida na água

      Comentários desativados em Pós-doutoranda pesquisa como determinar herbicida na água
Gláucia no Laboratório de Química Analítica do Cena/USP (foto: Fabricio Costa)

Gláucia no Laboratório de Química Analítica do Cena/USP
(foto: Fabricio Costa)

Cursando o pós-doutoramento no laboratório de Química Analítica do Centro de Energia Nuclear da Agricultura (Cena/USP), um dos mais citados no Brasil no que se refere a índices de fator de impacto, Gláucia Pessin Vieira vem desenvolvendo seus estudos com bolsa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

‘Desenvolvimento de procedimento automático para determinação do herbicida glifosato em águas doces e soja empregando detecção automática’ é o tema do estudo que a pós-doutoranda vem realizando sob a supervisão do professor Boaventura Freire dos Reis.

“Gosto de fazer pesquisas e pretendo continuar trabalhando nesta área, então o caminho mais natural é fazer toda sequência acadêmica”, justificou ao optar por fazer o pós-doutoramento para aprofundar os estudos iniciados em sua tese de doutorado.

A escolha desse laboratório, que há 40 anos iniciou os primeiros experimentos sobre análises por injeção em fluxo no país, também foi providencial para Gláucia. “As pesquisas do laboratório seguem uma diretriz desenvolvendo metodologia com automação em química analítica, explorando as diferentes espécies químicas, envolvendo sistemas de análise em fluxo”, afirmou.

O desenvolvimento desse sistema colocou alguns pesquisadores do Cena/USP no ranking dos mais produtivos do Brasil no que se refere a índice de impacto – ou seja, quantas vezes aparecem citadas em outras publicações científicas.

Atualmente, a equipe do Laboratório de Química Analítica trabalha para automatizar todo o sistema. “Minhas pesquisas são com automação analítica envolvendo sistemas de análises químicas em fluxo baseados em multicomutação com detecção por espectrofotometria UV-VIS”, explicou a cientista que tem formação em química industrial.

_________________

Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa Cena/USP

Foto: Fabricio Costa
(19) 3302.0100
divulgacao@engenhodanoticia.com.br
Twitter: @Engenho_Noticia
Facebook: Engenho da Notícia