Fapesp e Imperial College London anunciam resultado de chamada para projetos

      Comentários desativados em Fapesp e Imperial College London anunciam resultado de chamada para projetos

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Imperial College London anunciam o resultado da primeira chamada de propostas lançada no âmbito do acordo de cooperação mútua. Das sete propostas para o intercâmbio entre as duas instituições, foram selecionados dois docentes Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP).

O professor Carlos Clemente Cerri, do Laboratório de Biogeoquímica Ambiental, teve aprovado seu projeto intitulado ‘Avaliação e orientação sustentabilidade na produção de cana-de-açúcar no Brasil’, já Luiz Antonio Martinelli, do Laboratório de Ecologia Isotópica, apresentou o projeto ‘Multifuncionalidade ecossistema sob mudança ambiental’.

Inicialmente, a chamada estimava apoiar apenas cinco propostas, mas a qualidade dos projetos apresentadas foi tamanha que decidiram apoiar outras duas para o intercâmbio de pesquisadores entre o Estado de São Paulo e o Reino Unido.

“Estamos muito satisfeitos em trabalhar ao lado da Fapesp, um dos nossos principais parceiros internacionais, para promover uma nova série de iniciativas conjuntas com algumas das principais instituições de pesquisa de São Paulo. Estou muito satisfeito de ver a gama diversificada e empolgante de projetos que serão apoiados por esta parceria. Reunir cientistas de Londres e do Estado de São Paulo, dois centros globais de excelência em pesquisa e inovação, não só estenderá as fronteiras do esforço científico como conduzirá a descobertas que beneficiarão a sociedade em escala global”, disse James Stirling, pró-reitor do Imperial College London.

Fapesp e Imperial concederão, de cada parte, o equivalente a seis mil Libras Esterlinas (£6.000,00) por proposta por ano, pelo período de vigência estabelecido na concessão, para cobrir despesas de mobilidade. A duração máxima de cada projeto deve ser de 24 meses.

Para Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp, “o investimento bilateral realizado pela Fapesp e pelo Imperial College London facilita a pesquisa colaborativa entre pesquisadores em São Paulo e seus colegas britânicos, criando oportunidades para ampliar os horizontes e o impacto da pesquisa científica para ambos os países”.

_______________

Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa Cena/USP

(19) 3302.0100

contato@engenhodanoticia.com.br