Ex-diretor do Cena/USP recebe homenagem

Comentários desativados em Ex-diretor do Cena/USP recebe homenagem
Antonio Figueira durante a inauguração do NAP-Biocema

No dia 26 de fevereiro, a comunidade científica do Centro de Energia Nuclear da Agricultura (Cena/USP) prestou uma singela homenagem ao ex-diretor Antonio Vargas de Oliveira Figueira, que deixou o cargo na semana anterior após quatro anos à frente da instituição.

Contando com a presença de vários professores, alunos e funcionários, além de outros membros da área acadêmica, Figueira, que dirigiu o Cena/USP no período compreendido entre os anos de 2010 e 2014, se emocionou com a surpresa.

Muito comovido, o ex-diretor agradeceu a homenagem e, em um discursou de improviso, ressaltou sua dedicação quase que integral à frente da diretoria. “Já considero o Cena como minha casa, pois permaneço mais aqui do que em minha própria residência, e esse tempo aumentou ainda mais durante minha gestão. Porém, esse período foi muito gratificante, tanto é que espero continuar colaborando”, comentou.

Ao final, o tom formal da homenagem deu espaço para um clima descontraído e os presentes puderam cumprimentaram o ex-diretor, que agora volta para sua sala no Laboratório de Melhoramento de Plantas, após cumprir a gestão de seu mandato.

Já como ex-diretor do maior instituto especializado da USP, dentre os seis existentes, Figueira ainda teve a oportunidade de participar da cerimônia de inauguração do NAP-Biocema, obra que tocou durante os quatro anos em que se dedicou à direção da instituição.

“Esse projeto tem dez anos e atravessou toda minha gestão. Dediquei muito esforço para que este empreendimento tivesse êxito e agora é com satisfação que passo o bastão para que os novos dirigentes concluam a tarefa”, afirmou.

Com 1.500 m2 de área construída e 30 salas para comportar laboratórios, esse novo prédio abrigará o próprio NAP-Biocema e receberá ainda equipamentos do NAP-Bionergia e o NAP Centro de Instrumentação, criando um Laboratório Multiusuário Centralizado de Genômica Funcional Aplicada à Agropecuária e Agroenergia.

Ao encerrar suas funções diretivas no Cena/USP, Figueira se mostrou satisfeito com os quatro anos no cargo. Em entrevista, o pesquisador faz um breve balanço de sua gestão e dos desafios que permanecem para o instituto especializado da USP.

“No campo acadêmico definimos normas e estabelecemos as Comissões Internas de Pesquisa, Graduação e Relações Internacionais; elaboramos a proposta de transformação do Cena em Unidade Plena de Ensino e Pesquisa; e elaboramos a proposta de criação de curso de Graduação em Sistemas Ambientais”. Já na área de infraestrutura, Figueira enumerou as principais obras realizadas em sua gestão, como a reforma da cantina; instalação de laboratório didático na central de aulas, bem como o sistema de ar condicionado; a construção do Laboratório de Gerenciamento de Resíduos, composto por três prédios; e a nova entrada de acesso, com estrutura viária, nova guarita do Campus e três bolsões de estacionamentos.

Porém, Figueira afirma que a principal marca do Cena vai muito além de sua gestão, pois se constitui na credibilidade da instituição e em sua competência. “Nos últimos quatro anos submetemos quatro propostas ao programa INFRA-USP, no qual três foram aprovadas”, concluiu ao falar sobre o projetos aprovados na área de fomento.

______________