Tsai Siu Mui assume direção do Cena/USP para gestão 2014 – 2018

Comentários desativados em Tsai Siu Mui assume direção do Cena/USP para gestão 2014 – 2018

profa. Tsai

A professora Tsai Siu Mui assumiu a direção do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira, 27 de fevereiro. Primeiro nome indicado na lista tríplice, a docente do laboratório de Biologia Celular e Molecular será a primeira mulher a comandar a instituição e sua gestão segue até 2018.

A eleição foi realizada durante reunião do Conselho Deliberativo no dia 4 de fevereiro e a professora Tsai vai substituir Antonio Vargas de Oliveira Figueira, que ocupou a o cargo de 2010 a 2014.

Ao agradecer a oportunidade lhe conferida para dirigir o Cena, em seu pronunciamento de posse a professora Tsai afirmou ter certeza que contará com o apoio de todos os colaboradores do instituto para desempenhar esta missão. “Vou me empenhar para retribuir ao Cena e à USP todas as oportunidades recebidas como docente deste Centro”, afirmou para depois listar algumas de suas principais metas de trabalho, como fortalecimento da atuação dos pesquisadores, a integração entre as áreas científica e administrativa da instituição e o acesso a benefícios complementares na carreira profissional do corpo de funcionários e técnicos, por meio do estímulo à formação e ao desenvolvimento na carreira.

A cerimônia contou com a presença do Reitor da Universidade de São Paulo, Marco Antonio Zago, e seu Vice-reitor, Vahan Agopyan, além de várias autoridades de outras unidades da USP e de outras instituições.

Empossado como Reitor da Universidade de São Paulo no mês passado, em seu discurso, o professor Zago reiterou a importância do Cena como sendo um dos institutos especializados da USP a se comprometer tanto com a região onde se encontra localizada. “O mundo atual exige das universidades ações que vão além de seus muros e o Cena, mesmo não sendo uma unidade plena, mas um instituto especializado, deve contribuir para com o poder gerar conhecimento, não apenas em âmbito acadêmico, mas também encontrar soluções para a sociedade em que está inserido”.

Tsai será a décima professora a dirigir a instituição, que neste ano completará 48 anos de existência. Desde sua fundação, o Cena/USP foi dirigido por Admar Cervellini (1966-1980), Eneas Salati (1981-1984), Joaquim José de Camargo Engler (pro tempore), Frederico Maximiliano Wlendl (1985-1991), Carlos Clemente Cerri (1991-1997), Augusto Tulmann Neto (1998-2002), Reynaldo Luiz Victória (2002-2006), Virgílio Franco do Nascimento Filho (2006-2010), além de Antonio Figueira.

Graduada e licenciada em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1971), com mestrado em Ciências, pelo Cena, em 1974, e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela USP, em 1978, Tsai fez seu pós-doutorado em ecologia microbiana e em estudos genéticos, na Universidade de Califórnia – Davis (1989-1992).

Professora titular da USP desde 2006, atualmente é membro do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Agronegócio, como representante do setor acadêmico-científico do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Comitê Assessor do Programa Ciência Sem Fronteiras (CNPq). Em 2008, foi eleita membro titular da Academia Brasileira de Ciências.