Professor Klaus Reichardt recebe Ordem Nacional do Mérito Científico

Comentários desativados em Professor Klaus Reichardt recebe Ordem Nacional do Mérito Científico
Klaus Reichardt ao lado da esposa e da filha

Professor sênior do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), Klaus Reichardt foi contemplado com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico. A cerimônia de entrega da insígnia foi realizada no auditório do Museu Nacional, em Brasília (DF), no último dia 21 de outubro, em solenidade que marcou o início da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013.

O pesquisador, que recebeu a comenda das mãos do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, foi admitido na área de Ciências Agrárias.

A indicação dos contemplados é feita por instituições e autoridades ligadas à área de ciência e tecnologia, e a Ordem dispõe de uma comissão técnica incumbida de apreciar o mérito de cada nome para sua admissão. “Esse é um prêmio abrangente, mas a admissão na Ordem Nacional do Mérito Científico é algo muito gratificante, pois vem coroar minha vida universitária”, afirmou Klaus emocionado.

Aos 72 anos, o professor ainda se dedica a orientação de alunos de pós-graduação, tanto no laboratório de Física do Solo do Cena/USP, como no programa de pós-graduação em Fitotecnia da Esalq/USP.

Outorgada pela presidência da República, a Ordem Nacional do Mérito foi instituída em 1993 para premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à ciência e à tecnologia. O decreto para a admissão na Ordem foi assinado pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende e publicado no Diário Oficial da União em 28 de dezembro de 2010.

Mais um prêmio

Ainda neste ano, no mês de julho, Klaus Reichardt conquistou o Prêmio Bunge 2013, na categoria Vida e Obra. O pesquisador foi um dos contemplados desta edição com o Prêmio Fundação Bunge na área de Recursos Hídricos/Agricultura.

divulgacao@engenhodanoticia.com.br