Aluna do Cena/USP é premiada em evento científico da IHSS

      Comentários desativados em Aluna do Cena/USP é premiada em evento científico da IHSS

Jpeg

A mestranda Fernanda Mancini Nakamura do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP),  orientada pela professora Siu Mui Tsai, teve seu trabalho premiado em primeiro lugar durante o décimo Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas (EBSH), evento realizado em Santo Antônio de Goiás (GO), nos dias 14 a 18 de outubro.

Fernanda, que é aluna de mestrado em Biologia na Agricultura e no Ambiente, realiza estudos de ecologia microbiana em fragmentos de biocarvão oriundos da Terra Preta de Índio da Amazônia (TPA), tipo de solo caracterizado pelo abundante acúmulo de matéria orgânica e grande disponibilidade de nutrientes, qualidades estas que o torna o mais fértil do mundo.

Desenvolvido no Laboratório de Biologia Celular e Molecular do Cena/USP e intitulado ‘Cultivo sob ambiente microaerofílico na obtenção de bactérias do biochar de Terra Preta da Amazônia’, o trabalho foi apresentado na forma de pôster e o prêmio conferido na categoria de Mestrado.

O evento científico

Em sua décima edição, o Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas é um evento bienal, promovido pelo Grupo Brasileiro da Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas (IHSS), instituição fundada em 1981 que, atualmente, conta com aproximadamente 900 associados das mais variadas áreas.

Esta sociedade é reconhecida mundialmente como promotora e divulgadora da pesquisa e do ensino científicos de substâncias húmicas e matéria orgânica do solo. O grupo brasileiro foi fundado em 1997 e possui cerca de 100 associados.

Realizado na sede da Embrapa Arroz e Feijão, no município de Santo Antônio de Goiás, região metropolitana de Goiânia, durante cinco dias o evento discutiu temas como substâncias húmicas e matéria orgânica natural, enfocando os últimos avanços das técnicas de caracterização, suas aplicações na agricultura e remediação ambiental, bem como sua dinâmica e interações, observando as emissões de gases de efeito estufa nos ambientes terrestres e aquáticos.

_____________

Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa Cena/USP

(19) 3302.0100

contato@engenhodanoticia.com.br

Twitter: @Engenho_Noticia

Facebook: Engenho da Notícia