Simpósio Internacional de Iniciação Científica é aberto no Cena/USP

Comentários desativados em Simpósio Internacional de Iniciação Científica é aberto no Cena/USP

siicusp

Foi aberta na manha de hoje (quinta-feira, 24) a 21ª edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (Siicusp), que segue até sexta-feira (25) com a apresentação dos 572 trabalhos na área de Agropecuária. Pela primeira vez, o Centro de Energia Nuclear da Agricultura (Cena/USP) está organizando o evento, que está sendo realizado no anfiteatro do Departamento de Agroindústria Alimentos e Nutrição, da Esalq, no campus da USP, em Piracicaba.

A cerimonia contou com a presença da Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa da USP, Belmira Oliveira Bueno, que destacou o Siicusp como o programa científico mais importante de toda a Universidade de São Paulo com essa finalidade. “Traduzindo o termo pesquisa por busca, como é feita em outras línguas como o inglês, o francês e o italiano, lembro que a USP cria esses alunos buscadores em todas as áreas do conhecimento em um processo que começa com a iniciação científica e os acompanha por toda a carreira acadêmica”, exemplificou.

Também presente na solenidade, Sylvia Macchiones Saes, coordenadora do Programa de Iniciação Científica da universidade, ressaltou que “a iniciação científica é o métodos mais eficaz de aprendizado, pois o aluno vai atrás de algo de seu próprio interesse”.

Segundo Antonio Vargas de Oliveira Figueira, diretor do Cena/USP, é muito gratificante para a instituição coordenar do Siicusp. “Sei como é importante a iniciação científica para o aluno, pois foi exatamente nesse projeto que, há 31 anos, iniciei minha carreira”, afirmou o professor. “O Siicusp oferece ao aluno a chance de apresentar o resultado de sua pesquisa e receber um retorno sobre seu trabalho de pesquisador já formado e isso, sem dúvida nenhuma, é um grande incentivo”, concluiu.

Já o professor Adibe Luiz Abdalla, presidente da Comissão de Pesquisa do Cena, membro do Conselho de Pesquisa da USP e um dos organizadores dessa edição, ressaltou a determinação dos alunos envolvidos após participaram de atividades de pesquisa ao longo de um ano. “Essa é a forma mais atual e moderna para se ensinar, pois insere o aluno no mundo científico ao fazê-lo buscar soluções para um problema que ele próprio foi incentivado a identificar”.

Após os pronunciamentos iniciais, o professor Edson Hirokasu Watanabe, do Programa de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), proferiu palestra “A Postura de um Pesquisador Ético”. Em sua exposição, Watanabe abordou ética, criatividade e inovação do pesquisador. Explanando como serão tratados os problemas relativos à ética na pesquisa, nas publicações científicas e, em especial, o problema do plágio. Disse ainda que “a formação de futuros pesquisadores não será atingida apenas com o ensino, sendo fundamental assumir uma postura ousada e criativa”.

O evento segue por estes dois dias (quinta e sexta-feira), no campus da USP de Piracicaba, com apresentações orais e em forma de pôsteres pelos alunos participantes, num total de 572 trabalhos na área de ciências agrárias. O Simpósio contará ainda com a participação de professores e alunos da Universidade do Porto e da Rutgers University, dos Estados Unidos.

O restante dos trabalhos do Siicusp está dividido por outros três campi da USP: Ciências Biológicas estão em exibição em Ribeirão Preto; os trabalhos de Exatas e Engenharia acontecem na Escola de Engenharia de São Carlos; e na área de Humanas e Humanidades, o evento ocorrerá no campus da capital.

Programação completa do Siicusp Agropecuária
24 de outubro

8h às 12h30: apresentação de trabalhos nas subáreas de Engenharia Agrícola, Fitossanidade e Conservação da Natureza

14h às 17h30: apresentação de trabalhos nas subáreas de Produção Vegetal e Ciência e Tecnologia de Alimentos

25 de outubro

8h às 12h: apresentação de trabalhos nas subáreas de Ciência do Solo, Economia e Sociologia Rural e Recursos Florestais e Engenharia Florestal

14h às 17h30: apresentação de trabalhos nas subáreas de Zootecnia e Medicina Veterinária

As apresentações orais:

24 de outubro

12h às 12h30: apresentação das subáreas Fitossanidade, Conservação da Natureza e Engenharia Agrícola

– das 15h às 16h: apresentação das subáreas Ciência e Tecnologia de Alimentos e Produção Vegetal

25 de outubro

9h às 10h: apresentação das subáreas Ciência do Solo, Recursos Florestais e Engenharia Florestal e Economia e Sociologia Rural
15h às 16h: apresentação das subáreas de Zootecnia e Medicina Veterinária

A programação completa está no site http://www.usp.br/siicusp/21siicusp/index.php.

______________

divulgacao@engenhodanoticia.com.br