Pesquisadora do Cena/USP sequencia genoma de cianobactéria

      Comentários desativados em Pesquisadora do Cena/USP sequencia genoma de cianobactéria

Pesquisadoras fazem coleta em florações de cianobactérias em represa

Equipe de cientistas liderada pela pesquisadora Marli Fátima Fiore, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), sequenciou o genoma da Microcystis aeruginosa SPC777 em quase sua totalidade (93%). O micro-organismo foi localizado em uma floração de cianobactérias ocorrida na represa Billings, na Grande São Paulo. A principal preocupação com o aumento da ocorrência de cianobactérias em mananciais de abastecimento de água é a capacidade de esses micro-organismos produzirem toxinas (cianotoxinas) e a liberarem para o meio líquido.

O estudo foi divulgado na revista científica ‘Genome Announcements’, publicação da American Society for Microbiology, e contribui com informações importantes para entender mudanças na qualidade da água ocasionadas por florações de cianobactérias que podem afetar a saúde humana, tanto pela ingestão como por algum tipo de contato, ou ainda pelo consumo de pescado contaminado.

“O genoma completo ainda não está finalizado, porém, já temos conhecimento suficiente das substâncias tóxicas produzidas pelo micro-organismo”, afirmou a professora Marli Fiore, do Laboratório de Biologia Celular e Molecular do Cena/USP.

O mapa genético dessa espécie é o primeiro a ser sequenciado em toda a América do Sul e sua publicação terá repercussões importantes na investigação de novas linhagens desse organismo, além de seus efeitos toxicológicos.

“Atualmente, em todo mundo, apenas três linhagens de Microcystis aeruginosa já tiveram seus genomas publicados. Duas encontradas em lagos no Japão e na China, e outra originária de um reservatório de água na Holanda, sendo esta a primeira da América”, informou Marli.

O projeto de sequenciamento do genoma da Microcystis aeruginosa SPC777 começou em 2011, tendo sido financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). A pesquisa contou com a colaboração do Departamento de Genética da Universidade Federal do Pará e do Departamento de Tecnologia da Unesp/Jaboticabal.

Laboratório Multiusuário

Este foi o primeiro sequenciamento genético realizado pelo Laboratório Multiusuários Centralizado na área genômica. Financiado pela Fapesp, deve atender todas instituições de pesquisa da comunidade científica do Estado de São Paulo.

Instalado pela USP no Campus de Piracicaba, o Laboratório Multiusuários é um centro de pesquisas básicas e aplicadas, voltado para a formação de pessoal e desenvolvimento tecnológico da agropecuária, florestal e agroenergia em São Paulo.

_______________

Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa Cena/USP

(19) 3302.0100

contato@engenhodanoticia.com.br

Twitter: @Engenho_Noticia

Facebook: Engenho da Notícia