Klaus Reichardt vence Prêmio Bunge 2013

Comentários desativados em Klaus Reichardt vence Prêmio Bunge 2013

Pesquisador foi contemplado na categoria Vida e Obra

Professor sênior do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) desde 2002, quando se aposentou da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), Klaus Reichardt conquistou o Prêmio Bunge 2013, na categoria Vida e Obra.

O pesquisador foi um dos contemplados deste ano com o Prêmio Fundação Bunge na área de Recursos Hídricos/Agricultura. A premiação acontecerá em 1º de outubro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

O anúncio dos agraciados para a 58ª edição do Prêmio Fundação Bunge aconteceu no dia 26 de julho, após a reunião do Grande Júri, realizada no Tribunal de Justiça de São Paulo. O corpo de jurados foi composto por representantes de entidades científicas, reitores e diretores das principais universidades brasileiras.

“O fato de ser agraciado por uma premiação assim no final da carreira é muito gratificante. Irei receber o prêmio pelas minhas atividades em recursos hídricos, que é o que eu me dediquei a vida inteira. Para mim a água sempre foi uma coisa muito importante no desenvolvimento da raça humana mas, muito mais na agricultura. Tive uma carreira voltada aos recursos hídricos e me sinto honrado de ter sido indicado e depois anunciado o ganhador desse prêmio”, disse emocionado.

O Prêmio foi criado para incentivar a inovação nas diversas áreas do conhecimento, que se alternam a cada edição. A categoria “Vida e Obra” reconhece o trabalho de um pesquisador, cujos projetos desenvolvidos representam um patrimônio importante para o País.

Para Antonio Figueira, diretor do Cena/USP, é uma honra a instituição continuar contando com o premiado em seu quadro de docentes. “Klaus é um professor magnífico e que tem uma obra das mais importantes para as ciências. Seu reconhecimento tem alcance internacional pelo seu trabalho nas áreas de aplicação de energia nuclear na agricultura, agrometeorologia e física da água no solo”, afirmou.

No laboratório de Física do Solo do Cena/USP, o professor Klaus de 72 anos ainda se dedica a orientação de alunos do programa de pós-graduação da instituição. Atualmente, orienta Victor Meriguetti Pinto em seu projeto de doutorado intitulado ‘Modelagem do destino do nitrogênio proveniente de uréia marcada com N-15 em cultura de café fertirrigada’.

divulgacao@engenhodanoticia.com.br