Carregando.
Aguarde !

Menu

   

 Histórico

 

Pós-Graduação em Ciências

 


A Pós-Graduação do CENA tem como compromisso a formação de cientistas para atuar nas grandes áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Ciências Ambientais, concentradas em uma única área de concentração: a Energia Nuclear na Agricultura. Neste sentido, os projetos das dissertações ou teses tem como foco o uso e/ou desenvolvimento de técnicas e métodos nucleares, destacando-se a conservação de alimentos com radiação gama, o melhoramento genético de plantas com radiação gama para indução de mutações, o uso de radioisótopos como traçadores em estudos de fertilidade de solos, em nutrição de plantas e em nutrição animal, a aplicação de radiosótopos em química analítica, o uso técnicas analíticas nucleares baseadas em atenuação de radiação gama em física de solos e densimetria de madeiras, entre tantos outros exemplos.

Breve Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Ciências do CENA/USP (PPG-CENA) foi criado, em 1972, para atender a demanda nacional por docentes, pesquisadores e profissionais especializados na aplicação de técnicas nucleares em ciências agropecuárias, florestais e ambientais. Iniciou com o Curso de Mestrado em Energia Nuclear na Agricultura, vinculado à ESALQ. Em 1990 criou-se o Programa de Pós Graduação em Ciências do próprio CENA/USP, com uma única área de concentração: Energia Nuclear na Agricultura, com cursos de mestrado e de doutorado.
O CENA, tornou-se um instituto renomado por liderar, no país, as pesquisas relativas à aplicação de técnicas nucleares em agricultura e ambiente, qualificado para a formação de mestres e doutores nesta área de conhecimento. Atualmente desenvolve pesquisas relativas à aplicação de técnicas nucleares em agricultura e ambiente. O CENA desenvolve diversos convênios e cooperações com outras universidades e instituições, também no exterior.
O PPG-CENA tem como compromisso a formação de cientistas para atuar nas grandes áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Ciências Ambientais, concentradas em uma única área de concentração: a Energia Nuclear na Agricultura. Neste sentido, os projetos das dissertações ou teses tem como foco o uso e/ou desenvolvimento de técnicas e métodos nucleares, destacando-se a conservação de alimentos com radiação gama, o melhoramento genético de plantas com radiação gama para indução de mutações, o uso de radioisótopos como traçadores em estudos de fertilidade de solos, em nutrição de plantas e em nutrição animal, a aplicação de radioisótopos em química analítica, o uso técnicas analíticas nucleares baseadas em atenuação de radiação gama em física de solos e densimetria de madeiras, entre tantos outros exemplos. Desde sua criação em 1972 até a última atualização desse website (julho/2021), foram defendidas 375 dissertações de mestrado e 228 teses de doutorado. Durante as primeiras décadas, o PPG-CENA manteve, predominantemente, o foco em Energia Nuclear na Agricultura. Desde a década de 1990, gradativamente, outras técnicas foram incorporadas aos estudos desenvolvidos.
Em 2000, com as novas frentes de pesquisas do CENA, o PPG-CENA foi reformulado, desmembrando a área de Energia Nuclear na Agricultura em três áreas de concentração, a saber, em Energia Nuclear, em Química e em Biologia. As três áreas possuem linhas de pesquisas relacionadas à missão do CENA, focando na agricultura e no ambiente.



O PPG/CENA recebeu conceito 7 nas avaliações realizadas pela CAPES
Triênios
2004-2006
2007-2009
2010-2012
Quadriênio
2013-2016


O carácter multidisciplinar do PPG CENA dentro das Ciências Agrárias e Ambientes

Com a evolução de diversas técnicas não-nucleares que proporcionaram uma integração com outras áreas de pesquisa básica e aplicada, o PPG-CENA passou a oferecer novas disciplinas e desenvolver linhas de pesquisa relacionadas à biotecnologia, desenvolvimento de técnicas analíticas e estudos ambientais, reforçando seu caráter multidisciplinar.
Um dos tópicos que se destaca no PPG/CENA envolve as denominadas técnicas espectroanalíticas, incluindo o desenvolvimento e aplicação da espectrometria de emissão atômica com plasma (ICPOES), espectrometria de absorção atômica com chama (FAAS), espectrometria de absorção atômica com atomização eletrotérmica (ETAAS), espectrometria de absorção molecular (MAS), espectrometria de massa com plasma (ICP-MS), espectrometria de massa para análises isotópicas especiais (isótopos de nitrogênio, oxigênio, hidrogênio, enxofre, carbono e boro), além da espectrometria gama, espectrometria beta, espectrometria alfa e espectrometria de fluorescência de raios-X.

Outro destaque para o caráter multidisciplinar do PPG-CENA é a formação de recursos humanos em automação analítica. O CENA é o berço dos processos de automação analítica empregando análise por injeção em fluxo contínuo (FIA), e possui em seu elenco de professores credenciados, cientistas com altos índices de citação em química, particularmente em química analítica. Neste contexto, o PPG-CENA se destaca no Brasil por oferecer qualificação para uma completa formação em automação que contribui com os procedimentos analíticos pelo desenvolvimento de novos instrumentos.

O PPG-CENA também permite a formação de forma integrada em ecologia, biogeoquímica e ecotoxicologia com renomados especialistas de destaque internacional, que há muitos anos desenvolvem pesquisas relacionadas com ecossistemas naturais e alterados, especialmente na Amazônia, no Pantanal Mato-grossense e na Bacia do Rio Piracicaba.

Os alunos do programa têm a oportunidade de participar da elaboração das estratégias de amostragem, da coleta das amostras, do preparo de amostras com técnicas modernas e das determinações de espécies químicas de interesse, utilizando técnicas avançadas.

Outras áreas de grande atuação do PPG-CENA envolvem a biotecnologia e a genômica, que contam com vários especialistas de renome internacional orientando pesquisas de ponta nas áreas de genômica e proteômica de microrganismos patogênicos e de plantas; marcadores moleculares em estudos de biodegradação, conservação da biodiversidade e recursos genéticos; manipulação genética visando o melhoramento vegetal e estudos sobre o desenvolvimento de plantas, micropropagação de plantas, entre outros.

Pelas suas características multidisciplinares, o PPG-CENA é único no Brasil em englobar a formação de recursos humanos de forma integrada em ciências analíticas, ambientais, biológicas, geológicas, nucleares e agronômicas. Como consequência, excelentes profissionais foram e continuam sendo formados aqui, com um perfil fortemente delineado em metodologia científica para solução de problemas no âmbito da produção agrícola e conservação dos recursos naturais e do ambiente.