Vice-diretor do Cena/USP lança livro sobre análise em fluxo

      Comentários desativados em Vice-diretor do Cena/USP lança livro sobre análise em fluxo

Visando fornecer uma base científica e a familiarização de um assunto pouco divulgado na comunidade, o pesquisador Elias A. G. Zagatto, vice-diretor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), e os pesquisadores Claudio Oliveira, Alan Townshend e Paul Worsfold lançaram o livro “Flow Analysis – with Spectrophotometric and Luminometric Detection” (em português, “Análises em Fluxo com detecção espectrofotométrica e luminométrica”), que aborda o conceito, desenvolvimento e aplicação analisadores.

O sistema de análises em fluxo é um procedimento técnico constituído por um equipamento mecânico composto de uma bomba propulsora, conhecida como peristáltica, um injetor, tubos finos (com cerca de menos de um milímetro de diâmetro interno), um detector em fluxo e acessórios. “O Cena contribuiu muito para o desenvolvimento da técnica”, afirma Zagatto, também professor do laboratório de Química Analítica da instituição.

Os primeiros sistemas foram propostos com o objetivo de mecanizar procedimentos de análises químicas, reduzindo o envolvimento do operador, melhorando a precisão das medidas e aumentando o número de amostras que podem ser processadas por unidade de tempo. Com isso, o consumo de reagentes e a produção de resíduos são consideravelmente reduzidos em comparação aos procedimentos convencionais. “Ao automatizar os ensaios químicos, por meio da análise em fluxo, as análises passaram a ser efetuadas em ambientes fechados, com baixo custo de produção, mínima geração de resíduos e taxa de amostragem elevada”, conta.

Com todas essas vantagens, o número de aplicações tem sido cada vez maior, especialmente em relação aos laboratórios agronômicos, indústrias de fertilizantes e de alimentos, usinas de açúcar, plantas de tratamento de água, laboratórios biomédicos, controle de qualidade de drogas e de pesquisa ambiental.

Para o professor Zagato, sua obra deve contribuir para aumentar o envolvimento da comunidade científica quanto ao uso de uma técnica importante de cujas origens diversos pesquisadores brasileiros participaram. “Apesar de todo esse potencial, ainda assim há muito a ser explorado sobre as análises em fluxos. O livro expõe diferentes estratégias para lidar com soluções e discutir novas formas para sua utilização”, finaliza.
____________

Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa Cena -USP

Tel: (19) 3302.0100

contato@engenhodanoticia.com.br