Cena/USP mantém parceria com Epagri

      Comentários desativados em Cena/USP mantém parceria com Epagri

O professor Augusto Tulmann Neto, do Centro de Energia Nuclear (Cena/USP), fez sua visita técnica rotineira ao Projeto Arroz da Epagri na Estação Experimental de Itajaí. O professor Tulmann visita anualmente a Estação em virtude da estreita colaboração que há anos ocorre entre as duas instituições na obtenção de variabilidade genética através do emprego da mutagênese induzida por radiação gama.

A parceria teve início na década de 70, através dos pesquisadores Takazi Ishiy (Epagri) e Akihiko Ando (CenaUSP), que em 2005 foi homenageado pela Epagri que atribuiu à sua 14ª cultivar de arroz, a denominação de SCS 114 Andosan, cultivar esta oriunda do emprego da mutação induzida no programa de melhoramento.

Em setembro de 2010 iniciou-se uma série de novas atividades na área de indução de mutações em arroz irrigado. Na oportunidade, foram implantadas na Estação Experimental de Itajaí 4 populações M1 oriundas de sementes submetidas a duas doses de radiação gama aplicadas no Cena/USP sobre duas cultivares de arroz irrigado (SCS116 Satoru e a Sabbore).

Além disso, sementes da cultivar SCS116 Satoru também foram submetidas a uma indução química usando-se EMS (Metano Sulfonato de Etila), enquanto em sementes da cultivar Sabbore aplicou-se a azida sódica. Na atual safra 2011/12 estão a campo as plantas da geração M2 oriundas destes trabalhos, que mostram expressiva variabilidade genética, fato este muito desejável num programa de melhoramento desta natureza.

O Cena é parceiro da Epagri há muitos anos, havendo iniciado seus trabalhos com arroz, mandioca, e atualmente estão em curso também trabalhos com a espécie Espinheira Santa (planta bioativa), na qual se buscam mutantes com menos “espinhos” nas folhas. Na Epagri os trabalhos em parceria com o Cena são conduzidos pelos pesquisadores Alexander de Andrade, Rubens Marschalek, Terezinha Heck, com apoio de Moacir Antônio Schiocchet, Andrey Martinez Rebelo e Antônio Amaury Silva Júnior.

Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa Cena/USP

Com informações da Epagri