Cena sediou Fórum sobre plantas ricas em taninos

Comentários desativados em Cena sediou Fórum sobre plantas ricas em taninos

Nos dias 11 e 12 de agosto, o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) sediou a segunda edição do “Fórum sobre Plantas ricas em taninos e outros bioativos para controle de helmintos em ruminantes”.

O evento foi organizado pelo Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária, juntamente com pesquisadores da USP, Unesp e Embrapa que durante os dois dias debateram novas perspectivas sobre o assunto. A coordenação do Fórum foi de Helder Louvandini, professor Laboratório de Nutrição Animal do Cena/USP,com a colaboração do professor Adibe Abdalla, chefe desse mesmo departamento.

“Os helmintos são responsáveis por perdas econômicas significantes na ovinocultura. Devido à presença de resistência dos parasitas aos anti-helmínticos, pesquisadores unem esforços para o desenvolvimento de métodos alternativos ao uso de medicamentos para pequenos ruminantes”, explicou a professora Solange Gennari, vice presidente do Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária.

Este tem sido o foco de estudo de pesquisadores da área que vem trabalhando no desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de produtos naturais e que não agridam o meio ambiente, o animal e o alimento que servirá ao ser humano.

Nesta segunda edição do evento, palestraram Ana Carolina de Sousa Chagas, representante da Embrapa Pecuária Sudeste; Luciana Morita Katiki, do Instituto de Zootecnia (IZ), de Nova Odessa e ALINE C. LOPES CENA/USP. As presenças internacionais ficaram por conta de Jorge Ferreira, da Appalachian Farming Systems Research Center (ARS/USDA) e Hervé Hoste, do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (INRA), de Toulouse.

Tel: (19) 3302.0100