Vencedor do “Hevesy Medal Award 2011” ministra cursos no Cena/USP

Comentários desativados em Vencedor do “Hevesy Medal Award 2011” ministra cursos no Cena/USP

Peter Bode falará sobre Metrologia e Análise por Ativação Neutrônica

Vencedor do prêmio “Hevesy Medal Award 2011”, o professor Peter Bode, docente da Delft University of Technology – TUDelft, instituição de ensino da Holanda, ministrará dois cursos no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP). O primeiro, com duração de duas semanas, é sobre “Metrologia” e vem sendo realizado desde 2005, como parte do programa de pós-graduação do Cena.

Já no sábado, dia 13 de agosto, das 9h às 13h, ocorrerá o curso “Neutron Activation Analysis: Principles, Errors and Quality Assurance”. Este curso foi agendado pela professora Elisabete A. De Nadai Fernandes, para atender alunos, pesquisadores e funcionários do Laboratório de Radioisótopos, do qual é responsável. “Dada a importância do professor e dos assuntos abordados, o curso foi estendido para participação de todos os pós-graduandos do Cena e da Esalq”, informa a professora.

Após dedicar o trabalho de toda sua vida pesquisando na área de desenvolvimento, aplicação e qualidade de métodos analíticos nucleares, os esforços de Peter Bode foram alvo de reconhecimento internacional com a conquista do “Hevesy Medal Award 2011”. A láurea foi conferida durante a 13 ª conferência internacional “Modern Trends in Activation Analysis”, realizada em College Station, Texas, EUA, 13-18 de março de 2011. O prêmio é também um reconhecimento de seu trabalho sobre a análise por ativação neutrônica (NAA) de amostras de grande volume e suas realizações no campo da educação.

“Recebi o prêmio com muita honra, pois, além de sua importância mundial, é muito gratificante ter o trabalho reconhecido após anos de dedicação”, disse satisfeito. “Não ficarei mais conhecido por isso, mas o mérito é indiscutível”, completou Bode, que é associado ao Reactor Institute Delft (RID), que realiza análise por ativação neutrônica, técnica usada para determinação de elementos químicos em várias matrizes. Hoje em dia, seu trabalho é dirigido à aplicação de métodos analíticos nucleares em estudos de saúde humana e animal.

Na década de 1990, o Laboratório de NAA do RID foi o primeiro capaz de realizar este tipo de análise de amostras de grande volume, sem a necessidade de reduzí-las a porções menores. “Às vezes você tem que trabalhar com amostras de grande volume, porque pequenas quantidades não são representativas, ou não são permitidas como, por exemplo, no caso de tesouros artísticos ou achados arqueológicos. Nesse caso, é preciso analisar todo o objeto, sem destruí-lo”, explica Peter Bode.

Cientistas de todo o mundo visitam o Laboratório de NAA do RID para aprender sobre a sua abordagem. “A transferência de conhecimento é uma parte importante do meu trabalho. Regularmente recebemos pessoas da Agência Internacional de Energia Atômica para uma breve visita científica ou para um curso de formação mais completo”, finalizou.

“Eu gostaria, ainda, de ressaltar a intensa colaboração no âmbito acadêmico e científico entre o Cena/USP e a TUDelft, iniciada em 1995, com profícuo intercâmbio de pesquisadores e alunos brasileiros e holandeses”, acrescentou o professor.

“Além disso, a colaboração com a professora Elisabete e com o Dr. Robert Greenberg, do National Institute of Standards and Technology (NIST), EUA, permitiu que a NAA fosse reconhecida, em 2007, como método primário de medição pelo Consultative Committee for Amount of Substance (CCQM), Paris, França, um grande passo no cenário da metrologia mundial.

O Prêmio Hevesy
O “Hevesy Medal Award” é o maior prêmio de excelência internacional em química radioanalítica e nuclear. Foi nomeado em homenagem a George de Hevesy, químico húngaro que recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1943 por sua pesquisa sobre o uso de isótopos para estudar processos químicos.

O prêmio é conferido pelo proeminente periódico nesse campo do conhecimento – Journal of Radionalytical and Nuclear Chemistry, sob recomendação de um respeitável painel de cientistas.

Assessoria de Imprensa Cena -USP

Tel: (19) 3302.0100