Comentários desativados em Conhecendo e cultivando plantas na primeira infância: Uma aproximação ambiental na educação infantil

O projeto intitulado “Conhecendo e cultivando plantas na primeira infância: Uma aproximação ambiental na educação infantil”, tem o apoio do Santander Universidades e Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, e gerenciamento pela Fundação de Apoio a Universidade de São Paulo (FUSP) sendo associado ao Projeto Hortas Infantis Comunitárias – Kits para a pré-escola.

Este projeto é uma parceria entre a equipe do Laboratório de Biotecnologia Vegetal do CENA/USP CENA/USP e docentes do Departamento de Ciências Florestais, ESALQ/USPEsalq/USP. Surgiu com o intuito de elaborar materiais didáticos em parceria com escolas municipais infantis, relacionadas à produção de alimentos. Liderados pela Adriana Pinheiro Martinelli: e pela Pós-doutoranda Carolina Rossi de Oliveira: o projeto contou com o desenvolvimento e produção de materiais de aulas práticas, destinados para crianças, que abordam temáticas relacionadas a produção de alimentos e educação alimentar, reconhecimento das plantas e educação ambiental.

A equipe responsável contou ainda com a colaboração dos professores Luiz Estraviz Rodriguez (ESALQ), Teresa Magro Lindenkamp (ESALQ) e pelas estagiárias Laura Setten Corrêa (ESALQ) e Maria Giseli Tomaz Silva Souza (ESALQ), além do apoio da seção de informática e biblioteca do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA).

Materiais didáticos desenvolvidos

Os materiais didáticos do projeto envolvem o desenvolvimento de materiais didáticos e de apoio para aulas práticas, que colaborem para a educação infantil em escolas municipais de Piracicaba, visando transmitir conhecimentos básicos sobre a produção de alimentos, estimular a importância da alimentação saudável e difundir práticas de educação ambiental da comunidade escolar. Ao total, foram produzidos 4 materiais, que serão distribuídos de forma gratuita para as escolas municipais seleiconadas pela Secretaria da Educação Municipal. São eles:

1 – Pôster lúdico

Com base no processo de plantio de sementes e produção de mudas, foi elaborado um pôster lúdico, com dimensões de 60 x 90 cm, contendo informações sobre a produção de alimentos, utilizando ilustrações e auxílio do programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico Corel Draw®. Neste processo, foram selecionadas imagens do cotidiano da crianças, visando a identificação destas com o pôster. Este material servirá como apoio para o professor(a) durante as aulas. Acesse o arquivo em pdf para conhecer mais detalhes, clique aqui

2 – Cartazes para colorir

Ainda em relação ao materias didáticos, foram elaborados três cartazes para colorir a partir de imagens de desenhos vetoriais para design gráfico, por meio do software Corel Draw®. Estes cartazes, em tamanho A4 e impressos em papel gloss, ilustram árvores e seus frutos, conceitos de produção de alimentos e alimentação saudável. Atividades de pintura desenvolvem coordenação motora, criatividade e reconhecimento do ambiente. Acesse o arquivo em pdf para conhecer mais detalhes, clique aqui

3 – Kit prático de produção de plantas

Foram desenvolvidos kits práticos de plantio, contendo cinco placas de substrato agrícola de resina fenólica acopladas a bandejas plásticas e pacotes de sementes de diferentes cultivares. Este kit de material prático servirá como apoio para atividades práticas de plantio e produção de mudas. Este Kit de plantio foi cedido visando proporcionar atividades interativas às crianças, favorecendo experiências, manuseio e reconhecimentos sobre plantio.

4 – História em Quadrinhos

Adicionalmente, foi desenvolvido um roteiro de história em quadrinhos sobre a temática “germinação” voltado para crianças. Para a produção da história em quadrinhos, foi elaborado o roteiro por meio de decupagem dos quadrinhos, adequando – o à linguagem didático-pedagógica. Em seguida, a decupagem foi encaminhada para produção da ilustração da história em quadrinhos, utilizando os personagens da série “Saberando” (Winck, 2022). Esse roteiro deu origem ao segundo volume da série, intitulado “Meu feijão, meu feijoeiro”. Acesse o arquivo em pdf para conhecer mais detalhes, clique aqui

Resultados Esperados

Com apoio da equipe da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba (SME), o objetivo deste projeto de extensão universitária é contribuir no ensino socioambiental das crianças a partir da produção de materiais didáticos de linguagem acessível e distribuó-los gratuitamente nas escolas municipais selecionadas.

Assim como Projeto Hortas Infantis Comunitárias – Kits para a pré-escola esperamos que nosso projeto “Conhecendo e cultivando plantas na primeira infância: Uma aproximação ambiental na educação infantil” desperte interesse da comunidade científica e técnica em dar continuidade a projetos com temas de educação ambiental, relacionando com situações do cotidiano das crianças e jovens, contribuindo para desenvolver aspectos cognitivos e de responsabilidade social nas comunidades escolares no nosso município de Piracicaba.

Biblioteca do Cena USP | Centro de Informática CENA USP