Aluno de Iniciação do CENA é premiado em Congresso Médico de Piracicaba

Comentários desativados em Aluno de Iniciação do CENA é premiado em Congresso Médico de Piracicaba

O aluno Gabriel di Giovani Belinati membro do Laboratório de Química Analítica “Henrique Bergamin Filho” do CENA e bolsista PIBIC/CNPq sob orientação do Professor Dr. Alex Virgilio, foi premiado na categoria Pesquisador Acadêmico com a apresentação do trabalho “Determinação de antocianinas em farinhas funcionais de frutas por espectrofotometria UV-Vis” no II Congresso Médico-Acadêmico de Piracicaba (II COMAP), ocorrido entre 11 e 15 de novembro de 2022.

O trabalho desenvolvido teve como objetivo estimar a concentração total de antocianinas (flavonoides hidrossolúveis) em farinhas funcionais de frutas. Esses compostos são responsáveis por tons avermelhados, alaranjados e violetas em frutas como açaí, amora, morango e uva, apresentando importante atividade antioxidante. O consumo de antocianinas vem sendo associado a diversos efeitos benéficos à saúde, como redução de doenças coronárias, prevenção da obesidade e diabetes, preservação das funções neurais entre outras. A determinação desses compostos em farinhas de frutas é importante para verificar a influência das etapas de processamento sobre os teores totais.