CENA na Escola

Comentários desativados em CENA na Escola

CENA na Escola LICEU – Terras do Engenho

No dia 01 de Novembro de 2023, ocorreu o evento de extensão e divulgação científica “CENA na ESCOLA”, uma parceria entre o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da Universidade de São Paulo (USP) e a escola LICEU – Terras do Engenho. O evento teve por objetivo levar para os alunos de ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio as linhas de pesquisas que atuamos e as atividades que realizamos dentro de nosso Centro de Pesquisa.

Participaram do evento 15 discentes entre os níveis de Graduação, Pós Graduação e Pós-doutorado de seis diferentes grupos de pesquisas do CENA. Os voluntários levaram materiais didáticos e de demonstração (ex.: plantas, cultivos de microrganismos, maquetes, modelo de átomo, fósseis e testes de qualidade de água), além de banners para mostrar e ilustrar para os alunos a importância das atividades/pesquisas desempenhadas no Instituto.

“A experiência que tive no CENA na escola foi simplesmente incrível. Teve dois pontos positivos principais. O primeiro, foi interagir com alunos de diferentes anos escolares e para cada ano modificar como passar o que fazemos no nosso grupo, foi desafiador. O segundo é complementar, mas acrescentou muito na minha formação, que é adaptar o discurso, mesmo entre alunos do mesmo ano escolar, a forma de transmitir a informação tinha que ser diferente e personalizada. Foi muito motivador ver em cada olhar e pergunta a curiosidade sobre o assunto (vendo o potencial de vários pesquisadores à frente).” Bruno B. Navarro, Doutorando do Laboratório de Melhoramento de Plantas (LAMP).

“O Cena na escola no colégio Liceu foi muito gratificante! Passar os nossos estudos e pesquisas diárias para os alunos é uma forma de retribuir à ciência espalhando ciência. Esta experiência nos permitiu explicar diversos pontos importantes da pesquisa em diferentes áreas do conhecimento de uma forma simples e ao entendimento de todos, e para nós, como pesquisadores, é de extrema importância essa experiência fora do nosso campo de pesquisa. Espero que este projeto continue e assim possamos aproximar cada vez mais a nova geração à pesquisa.” Beatriz E. Bizzuti, Doutoranda do Laboratório de Nutrição Animal (LANA).