Comentários desativados em Grupo do CENA, aprova projeto junto a Reitoria da USP em um programa denominado “USP Desafios – Cidades Sustentáveis”

O grupo do Prof. Dr. Ernani Pinto – professor titular no CENA, aprovou um projeto (N°21.1.258.64.7) junto a Reitoria da USP em um programa denominado USP Desafios – Cidades Sustentáveis, que é co-financiado pelo Banco Santander (http://municipios.usp.br/desafio-usp-cidades-sustentaveis/). O objetivo principal dessa iniciativa da Reitoria foi contribuir com cidades paulistas para atingir algumas das dez metas estabelecidas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11, da Agenda 2030 da ONU.

Nesse projeto, o objetivo é contribuir no contexto da educação ambiental, por meio de um conjunto de ações demonstrativas e de interação com estudantes do ensino médio e fundamental, para a conscientização da população jovem sobre mananciais de água, espaços de lazer e poluição. Além disso, o objetivo é tratar do problema da poluição na represa de Salto Grande que está situada em Americana, mas também tem impacto de Paulínia, Nova Odessa e Sumaré. Para isso, estudantes da USP de graduação daqui do Campus: Juliana Pereira de Souza (Engenharia Agronômica), Pedro Villela Miranda (Engenharia Agronômica), Thalita Martins de Oliveira (Ciências Biológicas), Juliana Pissocaro (Gestão Ambiental) e Larissa Muniz (Ciências Biológicas), alunos de pós-graduação Lucas Miguel Altarugio, Marco Aurelio S. Ahuaji Filho, Paloma N.Nunes de Freitas e também a colaboradora, Dra. Jéssica Moretto Altarugio – Pós-doutoranda do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), estão integrados com a equipe da Associação Barco Escola (Americana, SP), evidenciando medidas informativas e discussões que abordam sustentabilidade, conservação e preservação de recursos naturais. Além disso, ressaltamos o uso sustentável da biomassa de cianobactérias e de aguapés.

Recentemente, este projeto coordenado pelo Professor Ernani foi homenageado com uma Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Americana. A homenagem foi uma grande honra para nós e um gesto fantástico para a valorização e incentivo aos nossos alunos de graduação e pós, professores e pesquisadores para encorajar a continuidade do projeto focado em sustentabilidade, conservação e preservação de recursos naturais.