Comentários desativados em Andrea Santos Garcia, Doutoranda do PPGI-EA, orientada da Profa. Maria Victoria Ramos Ballester, conquista Prêmio do MAB Young Scientists Awards, da UNESCO 2019!!!

O Conselho Internacional de Coordenação do Programa Homem e Biosfera (MAB) da UNESCO nomeou os beneficiários dos Prêmios Jovens Cientistas de 2019 e o Prêmio Michel Batisse de Gestão da Reserva da Biosfera. A seleção foi anunciada hoje, durante a reunião anual do Conselho MAB em Paris, França (17 a 21 de junho).
Concedido a cada dois anos, o prêmio Michel Batisse de US $ 12.000 para um estudo de caso sobre a gestão de uma reserva da biosfera vai para o Sr. José Santiso, chefe da Reserva da Biosfera Mariñas Coruñesas e Terras do Mandeo (Espanha) por seu projeto de promoção local. produtos alimentares cultivados organicamente. Este projecto ajudou a preservar variedades locais e produtores e consumidores ligados, incluindo cantinas escolares.
Através do MAB Young Scientists Awards, a UNESCO procura promover uma nova geração de cientistas em todo o mundo para tratar de questões ecológicas e de sustentabilidade. O Programa MAB concedeu prêmios de até US $ 5.000 cada desde 1989 para incentivar jovens pesquisadores a realizar trabalhos sobre ecossistemas, recursos naturais e biodiversidade.
Sete jovens cientistas receberão o Prêmio Jovens Cientistas 2019 da UNESCO:
Andrea SANTOS GARCIA (Brasil): Mapeamento e avaliação da degradação dos solos nas reservas da biosfera: rumo ao desenvolvimento sustentável por meio de oportunidades de governança,
Miguel David BARRIOS (Colômbia): Abordagem ecológica e da genética de populações para a conservação dos ecossistemas de ervas marinhas na Reserva da Biosfera de Seaflower,
Isaac Yaw BARNES (Gana): Usando a narração de histórias através de um mapa de geo-história para destacar o efeito antropogênico da Reserva da Biosfera do Rio Bia na subsistência e adaptação da comunidade,
Fenny Clara ARDIATI (Indonésia): Isolamento, triagem e avaliação de fungos da podridão branca na reserva da biosfera de Berbak e Sembilang pela sua potência no tratamento de águas residuais,
AIDA MAMMADOVA (Japão): O papel das Reservas da Biosfera na criação de possibilidades de eco-empreendedorismo internacional para jovens em áreas de transição microfinanciadas de reservas da biosfera da Rússia e do Japão,
Ihssane TOUJGANI (Marrocos): Caracterização e melhoramento dos recursos genéticos locais da castanheira comum (Castanae sativa Mill.) Na Reserva da Biosfera Intercontinental do Mediterrâneo,
Kazeem JIMOH (Nigéria): Impacto do projeto de economia verde na reserva da biosfera (GEBR) como fonte alternativa de subsistência sobre o estado de pobreza das comunidades da Reserva da Biosfera de Omo.
As reservas da Biosfera da UNESCO são áreas que promovem soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável e servem como laboratório de idéias e boas práticas sobre a conservação da biodiversidade. Eles são reconhecidos como tal pelo Programa MAB da UNESCO.