Doutoranda do CENA é premiada em Congressos Nacionais

Comentários desativados em Doutoranda do CENA é premiada em Congressos Nacionais

A aluna de Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Anna Flávia de Souza recebeu duas premiações ao propor novos procedimentos analíticos de alimentos com menores custo e geração de resíduos

A estudante de doutorado do PPG-Ciências do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP), Anna Flávia de Souza Silva, orientada pelo Prof. Fábio Rodrigo Piovezani Rocha, foi premiada em 2 Congressos Nacionais, um na área de Ciência dos Alimentos (área de formação da aluna) e outro na área de Química.
O trabalho de Anna Flávia constitui o desenvolvimento de procedimentos analíticos alternativos mais simples, com menores custos e diminuição na geração de resíduos e são aplicáveis à análise de alimentos. O trabalho focou no alimento “leite”, um dos mais suscetíveis à fraude e adulterações.
O Congresso na área de alimentos, intitulado “VIII Fórum Nacional de Formação Acadêmica e Atuação Profissional do Cientista de Alimentos/ IV Simpósio Nacional em Ciência e Tecnologia de Alimentos (VIII FOCAL/ IV SICITEA)” ocorreu entre os dias 21 e 24 de maio de 2019, e foi realizado no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Venda Nova do Imigrante (IFES/VNI).

Neste evento, foi apresentado um total de 47 trabalhos, distribuídos em 10 eixos temáticos. O trabalho intitulado “Procedimento analítico baseado em imagens digitais aplicado ao screening do teor de proteínas em amostras de leite” foi eleito o melhor do eixo temático “Avaliação e Controle de Qualidade” e também foi premiado como o melhor trabalho do evento.
Além de Anna Flavia, o trabalho também é de autoria das alunas de graduação em Ciências dos Alimentos (ESALQ/USP) Isabela Camargo Gonçalves e Bianca Bacellar Rodrigues de Godoy, que fazem Treinamento Científico no CENA, também sob orientação do Prof. Dr. Fábio Rocha. O prêmio foi entregue no local.
Na semana seguinte, no período entre 27 e 30 de maio, mais um trabalho de Anna Flávia foi premiado. Desta vez, foi na 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (42ªRASBQ), o qual contemplava mais de 1000 trabalhos inscritos. O trabalho intitulado “Simple and low-cost analytical procedure for determination of formaldehyde in milk using smartphone-based digital images” foi premiado no eixo temático de Química Analítica, que apresentou mais de 100 trabalhos inscritos. O trabalho contou com a participação de estudantes de graduação (Isabela Camargo Gonçalves e Gabriel Martins, graduando em Química Industrial pela Universidade Federal de Uberlândia) e dos pesquisadores Prof. Dr. Fábio Rodrigo Piovezani Rocha e Prof. Dr. Alex Domingues Batista (Universidade Federal de Uberlândia). A premiação ocorreu no dia 30 de maio, em Joinville.

Ambos os trabalhos fazem parte do projeto de doutorado, financiado pela CAPES-PROEX: “Metodologias analíticas alternativas para a análise de alimentos e bebidas” desenvolvido por Anna Flávia de Souza Silva, sob orientação do Prof. Dr. Fábio Rocha. O trabalho também foi financiado pelo CNPq, INCTAA e FAPESP.

Informações:
CENA – Centro de Energia Nuclear na Agricultura