A divisão de Técnicas Nucleares em Alimentos e Agricultura, órgão da FAO/IAEA, por conta de seu 50º aniversário, homenageou com um prêmio de reconhecimento, na forma de certificado, os pesquisadores individuais ou grupos de pesquisa dos países membros, que se destacaram na área de indução de mutação no melhoramento de plantas.
A cerimônia de premiação foi realizada durante a 58ª Sessão da Conferência Geral da International Atomic Energy Agency (IAEA), em suas dependências em Viena, na Áustria, em setembro de 2014.
O Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), na pessoa do professor Augusto Tulmann Neto, foi uma das instituições homenageadas por pertencer ao grupo de pesquisas brasileiro ‘Uso e indução de mutação in vivo e in vitro no melhoramento de plantas’, recebendo o prêmio de reconhecimento em nome de todos.
As pesquisas em indução de mutação desenvolvidas por este grupo, contaram com a colaboração de instituições públicas, como o próprio Cena, Esalq, Iapar, IAC, Epagri, Unesp e Embrapa, e as privadas Clone Viveiros e Fruticultura e Centro de Melhoramento Genético do Fumo. Coordenado por docentes do Cena/USP, este grupo existe desde 1972.
“Tal honraria foi o resultado da grande e eficiente colaboração prestada pelos funcionários, docentes, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação das várias instituições componentes do grupo todo. Além das agências de fomentos oficiais e companhias privadas que incentivaram e financiaram as pesquisas”, enumerou Tulmann tentando não se esquecer de ninguém.
Essa aliança científica tem por objetivo a ampliação da variabilidade genética pelo tratamento da indução e, ao longo desses anos, possibilitou a seleção de mutantes com melhores características agronômicas, sendo que alguns destes mutantes já são utilizados ou estão em vias de utilização comercial, tais como em arroz, crisântemo, feijão e maça. Outros mutantes foram obtidos em várias culturas tais como abacaxi, banana, citros, figo, fumo, tomate, soja e trigo, tendo sido empregados em estudos básicos, ou sendo utilizados em programas de melhoramento.
“Além de uma grande honra, esse prêmio demonstra, mais uma vez, agora na área de melhoramento de plantas, que o Cena/USP vem cumprindo exemplarmente seu papel em ensino, pesquisa extensão”, concluiu.
______________
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa Cena/USP
(19) 3302.0100
divulgacao@engenhodanoticia.com.br
Twitter: @Engenho_Noticia
Facebook: Engenho da Notícia