Professor do Cena/USP lança livro de poesia

      Comentários desativados em Professor do Cena/USP lança livro de poesia

O biólogo Luciano Martins Verdade, professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), lançou seu terceiro livro de poesias. Publicado pela editora Multifoco e intitulado Você Não Verá, a obra reúne cerca de 70 poemas que escreveu entre os seus 20 e 30 anos, revelando sua paixão pela literatura, e a grande parceria da ciência com a arte.

Acompanhado pelas as ilustrações de seu filho mais velho, Roberto Carmignani Verdade, na obra é possível verificar três temas: a natureza, amor e solidão. “Meu amigo Marcos Jank, que realizou o prefácio, tem razão no sentido de que estes foram possivelmente os temas que sempre mais me tocaram. Ao longo da vida, no entanto, eles acabaram se misturando e amadurecendo, de visões da casa da infância aos amores juvenis e aos desafios do convívio humano na fase adulta”. disse.

Segundo o escritor, desde os 14 anos ele escreve poesias. Seu primeiro livro foi A Cidade e o Rio, lançado em 1989, e o último, lançado no ano passado, Pedaços de Tempo. “Sempre pensei em publicar minhas poesias, mas a vida profissional acabou adiando esse projeto pessoal. Outros três livros de poemas mais recentes já estão praticamente prontos e planejo lançá-los nos próximos três anos. Também venho trabalhando em um livro de contos e delineando um romance”, anunciou o pesquisador que atua no laboratório de Ecologia Isotópica do Cena/USP.

O autor relatou que as inspirações surgem das mais adversas circunstâncias, inclusive em situações inusitadas, como durante uma reunião profissional, ou em um momento do café da manhã. “Cultura e criatividade são pré-requisitos de qualquer profissão. Pessoalmente, espero me dedicar cada vez mais à literatura, mesmo antes de me aposentar da carreira universitária”, disse.