Cena/USP conquista Prêmio Capes de Tese 2014

Comentários desativados em Cena/USP conquista Prêmio Capes de Tese 2014
Acacio Navarrete -  vencedor do Prêmio Capes de Tese 2014

Acacio Navarrete – vencedor do Prêmio Capes de Tese 2014

Acacio Aparecido Navarrete foi o grande vencedor do Prêmio Capes de Tese Edição Ciência Agrárias I – 2014. Orientado da professora Tsai Siu Mui (Cena/USP), e co-orientado pelo professor holandês Johannes Antonie van Veen, da Netherlands Institute of Ecology (NIOO/KNAW), o doutorando foi um dos 13 estudantes da Universidade de são Paulo que foram premiados, além de 16 que receberam menções honrosas, de um total de 85 concedidas.

Com a tese ‘Bacterial ecology in Amazonian soils under deforestation and agricultural management’, realizada no Laboratório de Biologia Celular e Molecular do Cena/USP, Navarrete venceu na categoria Ciências Agrárias I.

“Tenho muito que agradecer à professora Tsai, que concedeu apoio científico e logístico em tempo integral durante o desenvolvimento do trabalho de tese. Com isso, ao lapidar as ideias, o estudo tomou dimensões muito maiores que as que eu esperava e a motivação foi aumentando no decorrer do projeto. Ter o trabalho reconhecido com este prêmio é uma satisfação enorme”, disse.

O doutorando afirma que a ideia do trabalho se aprimorava constantemente à medida que se obtinha novos resultados. “Recordo de quando apresentava os dados da pesquisa para meu co-orientador, em Wageningen, na Holanda. E ele pedia que eu voltasse ao Brasil e amostrasse novas áreas sob desmatamento na Amazônia a fim de assegurarmo-nos daqueles resultados”, completou.

A diretora do Cena/USP se mostrou muito felizes com a premiação. “Como disse a ele, a dedicação e empenho em realizar um bom estudo, desde atender a disciplinas a até estágio sanduíche no exterior, tem única e exclusivamente o objetivo de consolidar a formação de um excelente doutor. Claro que ele tem ao seu alcance, um ambiente estimulador desse processo, mas cabe a ele carregar a tocha e chegar ao cume”, afirmou a professora Tsai.

Concedido anualmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), nesta edição do Prêmio Capes de Tese a USP foi a instituição que recebeu o maior número de prêmios e a cerimônia de entrega ocorrerá na sede da Capes, em Brasília, no dia 10 de dezembro.

“Quase um terço das teses de doutorado reconhecidas pela Capes como de excelência, em 2014, foram realizadas na USP, comprovando, mais uma vez, a excelência da Pós-Graduação de nossa Universidade”, ressalta a pró-reitora de Pós-Graduação, Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco.

O Prêmio consiste em passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação que ocorrerá na sede da Capes, em Brasília; certificado de premiação a ser outorgado ao orientador, e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador, no valor de R$ 3 mil; bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até três anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado.

Foi instituído no ano de 2005, com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade. A pré-seleção é feita nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior.

Na cerimônia de premiação, também será outorgado o Grande Prêmio Capes de Tese para a melhor tese selecionada em cada um dos três grupos de grandes áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, denominado “Grande Prêmio Capes de Tese Oswaldo Gonçalvez Cruz”; Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia), denominado “Grande Prêmio Capes de Tese Mário Schenberg”; Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino), denominado “Grande Prêmio Capes de Tese Sérgio Buarque de Holanda”.

________________