Bióloga do Cena/USP participa da 1ª ArtBio 2014

Comentários desativados em Bióloga do Cena/USP participa da 1ª ArtBio 2014

Sistema Solar Polínico

A bióloga Mônica Lanzoni Rossi, do Laboratório de Histopatologia e Biologia Estrutural de Plantas, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), teve três imagens selecionadas para a primeira Mostra de Arte Científica Brasileira, a ArtBio 2014, que foi inaugurada no último dia 10 de setembro.

Neste laboratório são realizadas análises microscópicas com o intuito de elucidar processos biológicos, caracterizar aspectos morfoanatômicos em processos de desenvolvimento e interações bióticas.

Cada participante inscreveu até cinco imagens, totalizando mais de 600 inscrições, sendo que apenas 10% foram classificados de acordo com os critérios estabelecidos, que foram apelo estético, proficiência técnica e conteúdo informativo. “Para minha surpresa, foram selecionadas três de nossas imagens”, afirmou Mônica.

Um dos organizadores desse novo projeto é o neurocientista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Stevens Rehen, que foi membro afiliado da ABC no período 2008-2012.  A mostra online apresenta imagens elaboradas por pesquisadores das mais variadas disciplinas, que raramente são contempladas fora de seus ambientes de produção.

O campo da microscopia é vasto e abrange diferentes áreas de interesse, contribuindo nas diversas áreas de concentração, desta forma nosso laboratório mantém parcerias em diferentes áreas de interesse.

As imagens selecionadas têm como título ‘Pinhão’, ‘Diaphorina’ e ‘Sistema Solar Polínico’, sendo que a imagem “Pinhão” já havia sido premiada no concurso de micrografias realizadas durante o Congresso da SBMM, em 2011.

O objetivo da ArtBio 2014 é alcançar pesquisadores de universidades, educadores, estudantes, jornalistas científicos, formadores de opinião e grande público, através do site, redes sociais, materiais de divulgação e imprensa.  A exposição permanecerá online até a próxima edição, em 2015.

Todas as imagens selecionadas para a primeira edição do ArtBio 2014 podem ser vistas no site oficial: http://www.artbiobrasil.org