40 alunos de iniciação científica participam do Siicusp 2014 no Cena/USP

Comentários desativados em 40 alunos de iniciação científica participam do Siicusp 2014 no Cena/USP
Eduarda Bovo Martins, aluna da professora Célia Regina Montes, foi a primeira a se apresentar

Mais importante evento do gênero dentre as atividades realizadas pela Universidade de São Paulo, o Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (Siicusp) tem sua edição de número 22 sendo realizadas individualmente em cada uma das unidades da USP. Outra novidade é que neste ano haverá duas etapas.

Na primeira, cada unidade da USP, por meio de sua Comissão de Pesquisa, será responsável por viabilizar as apresentações orais de seus alunos e os que apresentarem melhor desempenho na avaliação serão convidados para participarem da segunda parte do Siicusp, quando será realizado um evento integrado, denominado Mostra Pública dos Destaques 2014, com a participação de convidados internacionais.

No Centro de Energia Nuclear da Agricultura (Cena/USP), o programa de iniciação científica ocorre durante todo o dia de hoje (17 de setembro), com a participação de 40 bolsistas de iniciação científica. A abertura aconteceu às 8h e as apresentações se estendem até às 18h30, com cada aluno tendo cerca de 10 minutos de exposição.

Os alunos melhor avaliados na segunda etapa serão agraciados com premiações especiais, como visitas técnicas e científicas a universidades e centros de pesquisa parceiros no Brasil e no exterior.

Para Adibe Luiz Abdalla, presidente da Comissão de Pesquisa do Cena/USP, desde sua primeira edição, em 1993, o Siicusp vem cumprindo com seu principal objetivo que é o de formação de recursos humanos de alta qualidade.  “O Simpósio contribui para os alunos de graduação aprender a pesquisar e dar oportunidade de escolher a área do conhecimento em que desejam atuar”, afirmou o professor.