Cena/USP estuda contaminação por antibióticos e resistência bacteriana

      Comentários desativados em Cena/USP estuda contaminação por antibióticos e resistência bacteriana
Sergio Monteiro fez sua tese no laboratório de Ecotoxicologia

Sergio Monteiro fez sua tese no laboratório de Ecotoxicologia

A crescente resistência dos micróbios frente aos antibióticos foi objeto de estudo do pesquisador Sérgio Henrique Monteiro, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Proteção Ambiental do Instituto Biológico. Realizada no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), o doutorando utilizou o tratamento de peixes com esses remédios para defender sua tese, apresentada no mês de junho de 2014.

Com o tema Ocorrência de antibióticos e estudo de resistência microbiana em sistemas aquaculturais do Rio Paraná, Reservatório de Ilha Solteira, na região de Santa Fé do Sul, no estado de São Paulo, Monteiro pesquisou a contaminação por antibióticos em água, sedimento e peixes e fez a avaliação da resistência bacteriana de quatro pisciculturas no período de um ano.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou, em abril, o primeiro relatório sobre a situação da resistência bacteriana no planeta e o panorama é tão crítico que o diretor de Segurança em Saúde da entidade afirmou que o mundo está entrando em uma era pós-antibiótico. Ou seja, doenças antes quase que inofensivas poderão se tornar perigosíssimas”, explicou.

Iniciado em 2011, o estudo realizado no Cena/USP já se antecipou a esta previsão com uma pesquisa a respeito desse assunto. “A resistência aos antibióticos é um fenômeno natural. Mas, se não levada a sério, pode provocar o aparecimento de bactérias resistentes nos peixes, no ambiente e riscos à saúde pública, com a transferência destas bactérias para o homem”, explicou Valdemar Luiz Tornisielo, professor do laboratório de Ecotoxicologia do Cena/USP e orientador da tese.

A pesquisa foi feita em conjunto entre o Cena/USP, responsável pela determinação dos resíduos de antibióticos, e pela equipe da doutora Fabiana Garcia da APTA/Votuporanga, que realizou os estudos de seleção de resistência bacteriana. “Foi um trabalho de três anos e envolveu áreas de química analítica, ambiental, zootecnia, veterinária, biologia e ecologia. Visamos com esse trabalho a sustentabilidade da produção de pescado, trazendo benefícios ao homem e ao ambiente”, afirmou Monteiro.

Com investimentos de R$250.000,00, que foram utilizados para a compra de equipamentos, a pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

_____________

Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa Cena/USP

(19) 3302.0100

contato@engenhodanoticia.com.br

Twitter: @Engenho_Noticia

Facebook: Engenho da Notícia