Pesquisa visa identifica cadeia alimentar de mamíferos em ambientes alterados

      Comentários desativados em Pesquisa visa identifica cadeia alimentar de mamíferos em ambientes alterados
Paisagem alterada por plantação de eucalipto em Angatuba/SP

Paisagem alterada por plantação de eucalipto em Angatuba/SP

Visando conhecer a dieta de mamíferos que habitam ambientes naturais alterados pelo homem e, por consequência, entender do que essas espécies se alimentam, Thiago Simon Marques vem realizando seu pós-doutoramento na Divisão de Ecossistemas Tropicais do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP).

“A exploração dos recursos naturais tem provocado alteração nos habitats naturais, transformando grande parte da vegetação nativa em áreas de cultivos agrícolas. Neste contexto, surge a necessidade de pesquisas focando entender processos biológicos em paisagens agrícolas e a incorporação destes ambientes no contexto da conservação biológica”, explica Marques.

Com o projeto de pós-doutorado financiado pela Fapesp e, tendo como supervisor o professor Luciano Martins Verdade, o estudo tentará examinar padrões de consumo de espécies de mamíferos em paisagens alteradas. “Vamos avaliar a cadeia alimentar capturando espécies da base, como invertebrados e roedores, até os principais predadores que se situam no topo da cadeia, como a puma e o lobo-guará e tentar identificar a dieta, partição de recursos e uso do espaço destes mamíferos”, informa.

A pesquisa será realizada em duas fazendas de silvicultura de eucalipto, localizadas no município de Angatuba, situado na região centro-sul do estado de São Paulo. Esta área faz parte do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), do Núcleo Angatuba, que inclui o levantamento de espécies da fauna e flora em paisagens alteradas, cuja matriz são plantações de eucalipto.

“A conservação da biodiversidade em paisagens onde grande parte da vegetação nativa se transformou em agroecossistemas depende do levantamento de informações sobre as estratégias que as espécies silvestres utilizam para se adaptar a tais alterações”, afirma. “Portanto, as fazendas onde iremos atuar são ideais por apresentarem um cenário formado pela mistura de plantações de eucalipto, fragmentos de vegetação nativa e áreas de pasto abandonado”.

Biólogo e doutor em ecologia aplicada, o tema do projeto de Marques é intitulado ‘Ecologia trófica de mamíferos em ambientes antrópicos por meio da metodologia de isótopos estáveis’. “Optei pelo pós-doutorado para aprofundar meus conhecimentos na área de ecologia isotópica. Para tanto, terei a co-supervisão do professor Luiz Antonio Martinelli, do laboratório de Ecologia Isotópica”.

______________

Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa Cena/USP

(19) 3302.0100

divulgacao@engenhodanoticia.com.br

Twitter: @Engenho_Noticia

Facebook: Engenho da Notícia