Pós-doutorandos buscam excelência em pesquisa e tecnologia de ponta

Comentários desativados em Pós-doutorandos buscam excelência em pesquisa e tecnologia de ponta

pos doc tsai

Mais do que uma decisão profissional, o pós-doutorado é uma oportunidade de se especificar na área de atuação escolhida e aprimorar pesquisas, atingindo níveis cada vez maiores de excelência e técnica, e contribuindo com o desenvolvimento de toda uma comunidade. No Centro de Energia Nuclear da Agricultura (Cena/USP), cerca de 40 pós-doutorandos estão distribuídos em três divisões e enfatizam a satisfação em trabalhar com uma atividade de pesquisa totalmente especializada.

Acacio Aparecido Navarrete, Rafael Borges da Silva Valadares, Fabiana de Souza Cannavan e Danielle Gregorio Gomes Caldas engrossam o time de pesquisadores do Laboratório de Biologia Celular e Molecular do Cena/USP. Os quatro pós-doutorandos dão continuidade aos trabalhos iniciados com o doutorado, focados em duas frentes principais: Ecologia Molecular Microbiana e Genética de Plantas.

Acacio Aparecido Navarrete, cuja pesquisa trata da identificação de potenciais bioindicadores de qualidade do solo em áreas de produção de cana-de-açúcar, utilizando metodologias moleculares e bioinformática de ponta e métodos mais tradicionais, explica que, no Brasil, a prática não caracteriza vínculo de emprego. “Diferentemente da Europa e dos Estados Unidos, não consideramos o pós-doutor um empregado. Em outros países, o pós-doutor pode ser tanto bolsista de uma fundação quanto ter sua carteira assinada pela universidade”, enfatiza.

Navarrete ainda esclarece que o pós-doutorado não é um curso e não fornece um título após sua conclusão, além de não ser necessária a defesa de uma tese final. Supervisionada por um professor, a atividade de pesquisa dura cerca de dois anos, dependendo da agência de fomento, e permite que outros pós-doutorados sejam afeitos após o término do primeiro, contanto que financiado por agências diferentes e, de preferência, em diferentes instituições.

Os outros pós-doutorandos do Cena/USP compartilham do posicionamento de Navarrete. Rafael Valadares, responsável pela pesquisa sobre a localização de proteínas de interesse biotecnológico, utilizando a tecnologia de microdissecção a laser, acoplada à espectrometria de massa de alta resolução, acredita que o pós-doutorado é uma continuação natural do trabalho desenvolvido no doutorado. “Após o término da tese de doutorado, a pesquisa que desenvolvemos abriu vários caminhos para investigações mais profundas. Assim, pude para dar continuidade ao que vinha fazendo, alocado em um centro de excelência”, conclui.

Seguindo o mesmo pensamento, Fabiana Cannavan e Danielle Caldas querem se aperfeiçoar na área de pesquisa. “Minha intenção é exercer minha profissão na universidade. Dessa forma, optei por permanecer no ambiente acadêmico para aprimorar meus conhecimentos e habilidades como pesquisador e docente”, explica Danielle, formada em Engenharia Agronômica pala Esalq/USP e doutora em Genética e Melhoramento de Plantas também pela Esalq/USP.

PÓS-DOUTORADO NO CENA/USP

O Cena/USP conta com três Divisões Científicas para os projetos de pós-doutorado. São elas: Divisão de Funcionamento de Ecossistemas Tropicais; Divisão de Produtividade Agroindustrial; e Divisão de Desenvolvimento de Técnicas Analíticas e Nucleares. Mais informações no site do Cena/USP http://www.cena.usp.br/pt/pós-doutorado ou pelo telefone (19) 3429.4600.

divulgacao@engenhodanoticia.com.br