Ex-diretor do Cena/USP assume diretoria de Sustentabilidade do CTBE

Comentários desativados em Ex-diretor do Cena/USP assume diretoria de Sustentabilidade do CTBE
Professor Reynaldo Luiz Victoria

Recém-empossado, o professor Reynaldo Luiz Victoria é o novo diretor do programa de Sustentabilidade do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), órgão que faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), associado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Atual coordenador do Programa Fapesp de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), o pesquisador, que foi diretor do Centro de Energia Nuclear da Agricultura (Cena/USP), é professor colaborador do laboratório de analise ambiental e geoprocessamento da instituição.

Alocado na cidade de Campinas, onde está situado o Polo de Alta Tecnologia, Victoria irá dirigir o programa de sustentabilidade da produção de bioenergia. “O CTBE possui uma planta piloto para a produção de etanol de segunda geração, com seu viés focado em um produto sustentável. Diversas usinas e a própria União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) tem participado e colaborado com pesquisas e estudos, contribuindo para avaliar a sustentabilidade da cadeia produtiva dos biocombustíveis”, afirma.

Estudantes de universidades e pesquisadores de instituições e centros de pesquisa de todo o Brasil também podem enviar propostas para utilização dos laboratórios CTBE, que possuem fluxo contínuo de recebimento de estudos externos.

“Ainda estamos recebendo, até o próximo dia 15 de março, propostas de pesquisas a serem realizadas em nossa planta piloto para desenvolvimento de processos durante o primeiro semestre de 2014. Sendo que financiamos uma parcela dos custos do desenvolvimento do estudo dos usuários externos”, informa Victoria.

Diretor do Cena/USP na gestão 2002 – 2005 e membro de diversos colegiados durante sua carreira na USP, Victoria presidiu e, atualmente, é membro do Conselho Diretor do IPAM (Instituto de Pesquisas Ambientais na Amazônia). Também foi membro do Comitê Cientifico do BAHC (Biospheric Aspects of the Hidrological Cycle-IGPB) e do Comitê Executivo do SCOPE (Scientific Committe on Problems of the Environment-ICSU/Unesco).