Jovem Pesquisadora da Fapesp palestra no Cena/USP

Comentários desativados em Jovem Pesquisadora da Fapesp palestra no Cena/USP

Karina Lucas Brandão é Jovem Pesquisadora da Fapesp

Bolsista do programa Jovem Pesquisador, no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), Karina Lucas da Silva-Brandão faz palestra nesta sexta-feira (9), quando apresenta seu projeto ‘Genômica populacional: uma nova abordagem para estudos de especiação em insetos devido ao uso de hospedeiros’ para a comunidade da instituição.

Bióloga por formação, Karina acabou de ser contemplada com uma bolsa de pós-doutorado no projeto de fomento aos novos pesquisadores pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A mais jovem pesquisadora do Cena/USP irá atuar no Laboratório de Melhoramento de Plantas, passando a trabalhar em um regime de pesquisa acadêmica que conhece bem, pois já foi bolsista de doutorado-sanduíche na Oregon State University, em Corvallis, EUA e participou do programa Ciência sem Fronteiras (CNPq) na University of Alberta, em Edmonton, no Canadá, no período de agosto de 2012 a fevereiro de 2013.

“A ideia do meu projeto é a aplicar metodologias de Genômica Populacional na formação de variedades e espécies devido a fatores ecológicos. Para tanto, vou utilizar a planta que os insetos usam como hospedeiro para sua alimentação”, explicou Karina.

Para o diretor do Cena/USP e orientador da bolsista, é um grande ganho para a instituição a presença de uma jovem pesquisadora com o currículo que ela possui. “Há um desejo de montarmos aqui um núcleo de ecologia molecular em conjunto com o laboratório do professor Luciano Verdade. E a experiência da Karina pode contribuir para isso”, informou Antonio Figueira.

A palestra será proferida no anfiteatro da instituição, no dia 9 de agosto, às 14h.

divulgacao@engenhodanoticia.com.br