Cena sedia Workshop em Ecologia Aplicada

Comentários desativados em Cena sedia Workshop em Ecologia Aplicada

Evento contará com participações internacionais

O Programa de Pós-graduação Interunidades em Ecologia Aplicada (PPGI-EA) do Cena/Esalq realiza, nos dias 4 e 5 de outubro, o Workshop em Ecologia Aplicada. A novidade desta edição é a participação de palestrantes representando instituições internacionais.

Além do objetivo principal do evento, que é a interação entre estudantes e professores, também serão apresentados projetos de pesquisa desenvolvidos nesta área. No primeiro dia do evento, as palestras terão como tema Ciências Ambientais e Interdisciplinaridade, já no dia 5 (sexta-feira), os temas abordarão Ciências Ambientais e Políticas Públicas.

Na quinta-feira, às 9h, Michael Keller, o cientista do Serviço Florestal Americano (Forest Service), órgão vinculado ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que possui uma ampla experiência na área de ecologia, com ênfase em ecologia de ecossistemas, biogeoquímica e sensoriamento remoto. Em sua palestra, Keller abordará “O experimento de grande escala da biosfera-atmosfera na Amazônia (LBA): aprender fazendo”.

Na sequência, Peter Mann de Toledo, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com experiência na área de Zoologia e ênfase em Paleozoologia, palestrará sobre “Refúgio, Museu ou Eldorado? A complexidade amazônica e o desafio da sustentabilidade numa região em transformação”. Atualmente, Toledo desenvolve pesquisa interdisciplinar sobre a Amazônia e é membro do Comitê Científico do Programa Sisbiota-CNPq.

Na sexta-feira, a primeira a se apresentar é Maria José Teixeira Carneiro, professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que tem experiência em Antropologia, Sociologia Rural e Ecologia da Ciência. “Aproximando ciência e políticas públicas: limites e possibilidades no caso das políticas ambientais” será o tema da também coordenadora do grupo de pesquisa Ciência, Natureza, Informação e Saberes (Cinais).

As palestras se encerram com a palestra “Desenvolvimento Rural e Agricultura nos trópicos”, proferia por Erick Fernandes, professor da Universidade de Cornell e, atualmente, consultor do Banco Mundial na área de agricultura e desenvolvimento rural, onde coordena os Programas Ambientais da América Latina.

Curso interdisciplinar formado pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), o programa de Pós-graduação interunidades é o realizador do evento.

Workshop em Ecologia Aplicada
Local: Anfiteatro Admar Cervellini – Cena
Data: 4 e 5 de outubro
Informações com Mara Piacentini Casarin pelo e-mail: ecologia.esalq@usp.br ou pelo telefone (19) 3429-4833