Cena/USP recebe Moção de Aplauso da Câmara de Piracicaba

Comentários desativados em Cena/USP recebe Moção de Aplauso da Câmara de Piracicaba

O Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) foi agraciado nesta segunda-feira (13/8) com a Moção de Aplauso, de autoria do vereador Carlos Alberto Cavalcante, que parabenizou alunos da Escola Estadual Catharina Casale Padovani pela participação no programa de Pré-iniciação Cientifica, da Universidade de São Paulo (USP).

O projeto tem como objetivo incentivar os alunos na rede pública de ensino médio, mediante o acompanhamento de atividades e convivências com os procedimentos e as metodologias adotadas em pesquisas cientificas, oferecendo, assim, oportunidades da formação pessoal, aprimoramento de conhecimentos e preparo para a vida profissional.

Amanda da Silva Pereira, Isabela Christina Esposti dos Santos, Guilherme Bondezan Costa e José Luiz Camille Filho foram os alunos selecionados e já estão trabalhando nos laboratórios do Cena, desde o mês de junho, desenvolvendo atividades científicas planejadas para o bolsista na linha de pesquisa dos professores orientadores.

Além dos alunos, também participaram da homenagem, que aconteceu na Câmara Municipal, o diretor do Cena/USP Antonio Figueira, a diretora da Escola Christina Aparecida Negro Silva e a professora supervisora professora Carmem Aparecida Cardoso.

Os estudantes estão participando do programa no Laboratório de Nutrição Animal, com o projeto ‘Avaliação in vitro de enzimas fibrolíticas utilizadas na degradabilidade da fibra de volumosos utilizados em dietas para ruminantes’, que tem orientação do professor e presidente da Comissão de Pesquisa do Cena, Adibe Luiz Abdalla; e do Laboratório de Melhoramento de Plantas, com o projeto ‘Fisiologia da Cana-de-Açúcar em Condições de Seca’, sob a responsabilidade do professor Antonio Figueira, diretor da instituição.

O Programa de Pré-iniciação Científica da USP é uma iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa da USP que visa apoiar projetos de pesquisa nas áreas de exatas, biológicas e humanas, as quais possibilitem despertar e incentivar o interesse de alunos na rede pública de ensino mediante o acompanhamento de atividades e convivência com os procedimentos e as metodologias adotadas em pesquisa científica, oferecendo assim, oportunidades de complemento da formação pessoal, aprimoramento de conhecimentos e preparo para a vida profissional ao aluno participante.