Cena/USP e Universidade de Alexandria tem primeiro doutoramento

Comentários desativados em Cena/USP e Universidade de Alexandria tem primeiro doutoramento

O convênio entre o Programa de Pós-Graduação do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) e a Universidade de Alexandria, no Egito, acaba de gerar seu primeiro fruto. A tese de Doutorado da egípcia Yosra Ahmed Soltan, desenvolvida no Laboratório de Nutrição Animal do Cena, foi defendida, na última semana, em Piracicaba.

Yosra estudou a inclusão de leucena na dieta de ovinos, visando a redução do metano produzido por esses animais. Ao utilizar um terço da planta na alimentação diária, a pesquisa resultou numa diminuição de 14% do gás produzido. “O resultado desse estudo é bastante significativo. Pesquisadores do mundo todo buscam soluções para diminuir a emissão de metano por animais ruminantes”, justificou Adibe Luiz Abdalla, professor do Cena/USP e orientador do trabalho.

O Laboratório de Nutrição Animal do Cena tem tradição e expertise nesta área de estudo, principalmente na utilização de plantas taniníferas na alimentação de ruminantes. “Temos resultados igualmente promissores em experimentos com ovelhas da raça Santa Inês, que, quando alimentadas com sansão do campo, planta que também é muito rica em tanino, são obtidos efeitos semelhantes”.

Numa próxima etapa de seu experimento, Yosra testará, na Universidade de Alexandria, os métodos realizados em Piracicaba. “Temos leucena também no Egito. Levaremos daqui a tecnologia das câmaras de trocas de gases para colhermos o metano emitido pelo rebanho de lá”, disse a egípcia.

O professor Sobhy Sallam, do Departamento de Produção Animal, da Faculdade de Agricultura da Universidade de Alexandria, que esteve no Brasil para finalizar detalhes do convênio entre as universidades, também participou da banca. “Há outros alunos nesse intercâmbio científico entre as duas instituições. Yosra foi a primeira aluna a completar os quatro anos integralmente no Cena. Também estamos negociando a ida de alunos daqui para o Egito”, afirmou Sallam.

O trabalho de Yosra foi financiado pela Academia de Ciências para o Desenvolvimento Mundial (TWAS) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Tel: (19) 3302.0100