Cena estuda resistência de micróbios aos antibióticos

Comentários desativados em Cena estuda resistência de micróbios aos antibióticos

Pesquisa será feita em tanquesrede de tilápia em Santa Fé do Sul/SP

A crescente resistência dos micróbios frente aos antibióticos utilizados em tratamentos de peixes será tema de estudo do laboratório de Ecotoxicologia, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), em Piracicaba/SP.

Intitulada “Ocorrência de antibióticos e estudo de resistência microbiana em sistemas aquiculturais no reservatório de Ilha Solteira, na região de Santa Fé do Sul”, a pesquisa será financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com investimentos em torno de R$1 milhão, que serão utilizados para a compra de equipamentos de última geração entre outras ações.

Conforme explica Valdemar Luiz Tornisielo, professor do Cena e coordenador do projeto, o fornecimento de ração enriquecida com antibióticos na criação de cardumes para prevenir a mortandade está criando micróbios resistentes aos remédios. “A resistência aos antibióticos é um fenômeno natural. Mas, se não levada a sério, pode provocar o aparecimento de bactérias resistentes nos peixes, no meio ambiente e riscos à saúde pública, como a poluição da água”.

Para as análises serão coletados água, sedimentos e peixes de tanques-rede de tilápias, onde o cardume é confinado para produção em alta escala. “As elevadas concentrações de antibióticos colocados na ração dos peixes devido à expansão da aquicultura intensiva vem proliferando o surgimento de microrganismos resistentes a esses mesmos antibióticos”, lamenta Tornisielo. “Como esse sistema de criação intensiva é de alta produtividade, a quantidade de ração e insumos tende a ser bem maior, fato que gera o uso de uma carga muito grande desses fármacos”, completa.

O projeto está formatado em duas etapas. A primeira visa avaliar a ocorrência de resíduos de antibióticos nos compartimentos ambientais e nos peixes, relacionando aos parâmetros de criação e manejo sanitário adotados pelos aquicultores. A segunda vai verificar a resistência microbiana causada pela utilização desses antibióticos na criação de peixes.

O estudo conta com a participação de cientistas de outros centros de pesquisa, como Sérgio Henrique Monteiro, do Instituto Biológico, e Fabiana Garcia, do Polo Regional da APTA de Votuporanga, responsável pelas análises de resistência microbiana.

“Acreditamos que a pesquisa contribuirá para o crescimento da base acadêmica de conhecimentos sobre a gestão sanitária ambiental e análise de risco ecológico do aquanegócio, além da conscientização dos aquicultores, o que pode favorecer a economia para a criação do pescado e diminuir a contaminação ambiental”, afirma Tornisielo.