Curso de Proteção Radiológica tem nova edição no Cena/USP

Comentários desativados em Curso de Proteção Radiológica tem nova edição no Cena/USP

O Cena/USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura), órgão da Universidade de São Paulo, iniciou nesta semana mais uma edição do Curso de Proteção Radiológica, destinado a profissionais que manipulam material radioativo. Realizado pelos servidores da própria instituição, as aulas tiveram iní­cio no dia 14 e seguem até o dia 25 de maio.

Oferecido há mais de 10 anos pelo Serviço de Proteção Radiológica, o treinamento objetiva fornecer noções básicas sobre proteção radiológica, além de informar sobre operação e sistemas de manuseio seguro em fontes de radiação. Após a conclusão do curso, que possui 50 horas de carga horária, o participante torna-se apto para manusear fontes não seladas de material radioativo em laboratórios credenciados.

“O curso é um dos principais requisitos para a obtenção do Registro de Pessoas Fí­sicas para o Preparo, Uso e Manipulação de Fontes Radioativas junto á Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)”, informou o coordenador do curso Gilberto Ribeiro Furlan.

Dividido em 12 módulos e sete disciplinas, durante o curso os participantes conhecem os fundamentos básicos de Proteção Radiológica e suas aplicações nas mais diversas práticas, tais como o conhecimento teórico sobre física das radiações, efeitos biológicos da radiação, acidentes radiológicos, medidores de radiação, gerência de rejeitos radioativos, entre outros temas.

Voltado para treinamento e reciclagem dos usuários de radiações ionizantes do Cena, o curso está aberto para docentes, funcionários, estudantes de graduação, pós-graduação da USP de outras áreas bem como da comunidade externa interessada no assunto. Nesta edição, contamos com 80 inscritos, vindos de instituições e empresas de todo o país, completa Furlan.

_________________

Tel: (19) 3302.0100