Carlos Cerri é homenageado pela Embrapa

Comentários desativados em Carlos Cerri é homenageado pela Embrapa

Pesquisador do Cena recebeu o Prêmio Frederico de Menezes Veiga

A emoção marcou a entrega do Prêmio Frederico de Menezes Veiga 2012. Os agraciados com a honraria mais importante concedida pela Embrapa a cientistas brasileiros todos os anos, por ocasião do aniversário da Empresa, foram Carlos Clemente Cerri, professor do Centro de Energia Nuclear da Agricultura (Cena/USP), e Mariângela Hungria da Cunha, pesquisadora da Embrapa Soja. Eles receberam o prêmio das mãos do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, durante cerimônia realizada na Sede da Embrapa, no dia 25 de abril.

Em seu discurso de agradecimento, Cerri fez questão de felicitar a Embrapa pela escolha do tema do Prêmio deste ano, ‘A agricultura na economia de emissão de baixo carbono’. Durante sua fala, o professor lembrou que todos têm consciência de que o Brasil é um dos maiores emissores de gases do efeito estufa, mas também é um dos países mais atuantes na ação de práticas que reduzem essas emissões. Ele lembrou que ações que envolvem a adição de biocombustíveis aos combustíveis fósseis estão atenuando consideravelmente os efeitos dessa fonte de emissão e amenizando as consequências para o aquecimento global.

Portanto, “estamos conduzindo bem os processos de redução de emissões por essas duas principais fontes de lançamento de carbono na atmosfera”, ponderou o pesquisador do laboratório de Biogeoquímica Ambiental, do Cena/USP, instituição onde atual há 37 anos.

Na opinião do professor Cerri, ter sido escolhido como um dos vencedores de um prêmio tão importante na área científica nacional é uma honra muito grande. “Quando a gente recebe a notícia de ter sido escolhido é uma surpresa que vira honraria. É uma alegria, principalmente porque o prêmio não diz respeito a um obra em particular, mas um conjunto de atividades, com muitas pessoas envolvidas”.

Para ele, o prêmio tem que ser compartilhado com os todos os colegas que deram a base, o suporte técnico para que esse conjunto de pesquisas fosse reconhecido.

Na foto: Carlos Cerri entre o presidente da Embrapa, Pedro Arraes; o sec. executivo do MCTI, Luiz Antonio Rodrigues Elias; ministro da agricultura Mendes Ribeiro Filho; e o senador Waldemir Moka.

Crédito: Daniel Medeiros/Secom – Embrapa

Engenho da Notícia, sob texto de Sandra Zambudio