Funcionárias do Cena/USP participam de treinamento da Fapesp

      Comentários desativados em Funcionárias do Cena/USP participam de treinamento da Fapesp

Programa de apoio aos pesquisadores foi realizado em quatro dias

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) promoveu, de 16 a 19 de abril, um programa de treinamento para as equipes dos Escritórios de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP), atendendo à crescente demanda da comunidade científica. O evento contou com a participação de seis funcionárias do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP): Maria de Lourdes E. Victoriano, Eliete Aparecida Furlan, Suzineide de Fátima M. de Almeida, Magda de Mello G. Bartolamei, Renata P. Maziero e Michele Santos, as quais representaram os laboratórios e a diretoria da instituição.

O treinamento foi realizado na sede da Fapesp, em São Paulo, por uma equipe coordenada pela Gerência de Apoio, Informação e Comunicação (Gaic) e pela Gerência Financeira da Fapesp, com o envolvimento de vários setores da Fundação. O objetivo é estender a iniciativa gradualmente às demais unidades da USP, a outras universidades e instituições de pesquisa do Estado.

“Os principais gargalos que os pesquisadores encontram em sua atividade científica estão ligados principalmente à elaboração das propostas, ao seu acompanhamento administrativo e ao processo de prestação de contas, para o qual geralmente não estão preparados. Entendemos que não é justo que os cientistas utilizem, nessas atividades de gestão, o tempo que poderia ser investido no desenvolvimento de pesquisas”, comentou o diretor administrativo da Fapesp, Joaquim José de Camargo Engler.

O diretor do Cena/USP também aprovou a iniciativa. “Atuamos como um facilitador no envio de documentação à Fapesp, além de orientar bolsistas, professores e pesquisadores nos procedimentos envolvendo a Fundação. Para tanto, essas funcionárias são importantíssimas nesse processo e nada mais natural do incentivar o aprimoramento dessas profissionais”, afirmou o professor Antonio Vargas de Oliveira Figueira.

________________

Engenho da Notícia

Assessoria de Imprensa Cena/USP

Tel: (19) 3302.0100

contato@engenhodanoticia.com.br