Cena/USP chega a 300 teses defendidas de Doutorado

Comentários desativados em Cena/USP chega a 300 teses defendidas de Doutorado

Diretor salienta produtividade e eficiência do processo

O Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) registrou, no último dia 20, a tese de doutoramento de número 300, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciências. Com aproximadamente 46 anos de fundação, a instituição oferece Pós-graduação desde 1972. A primeira tese defendida foi em 1994.

A 300ª tese defendida é de Amanda Barbosa Lima, que estudou a “Influência da Cobertura Vegetal nas Comunidades Bacterianas em Terra Preta de Índio na Amazônia Central Brasileira”, orientada pela professora Tsai Siu Mui, no laboratório de Biologia Celular e Molecular do Cena/USP. O trabalho segue a linha de pesquisa de ecologia molecular e interação solo-planta-microrganismos.

Para o professor Antonio Vargas de Oliveira Figueira, diretor da instituição, a defesa de 300 teses de Doutorado é de relevada importância. “Essa é uma contribuição social e econômica enorme. A maior parte desses doutores atua como docentes ou pesquisadores em outras universidades e centros de pesquisas do Brasil e do exterior, bem como em inúmeras empresas, organizações públicas e governamentais”, conta.

Figueira também exalta a alta produção acadêmica do Cena/USP. “Se considerarmos que a primeira defesa ocorreu no dia 17/03/1994, temos que reconhecer a produtividade e eficiência do nosso processo”, expressa. “Em apenas 18 anos, formamos cerca de 17 doutores por ano, ou seja, formamos um doutor a cada 21 dias”, completa.

Apesar da alta quantidade, a qualidade não fica abaixo: o Programa de Pós-graduação em Ciências do Cena/USP tem conceito máximo da Capes, agência do Ministério da Educação responsável pela avaliação no Brasil. “Ficamos muito orgulhosos pela dimensão do desempenho quantitativo e qualitativo. É sentimento de dever cumprido, pelo retorno à sociedade do apoio incondicional e investimento recebidos”, finaliza.

_________________

Tel: (19) 3302.0100