61 alunos do Cena participam do Siicusp

Comentários desativados em 61 alunos do Cena participam do Siicusp

A 19° edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (Siicusp – Agropecuária), que neste ano acontece na em Piracicaba, na Esalq, conta com a participação de 53 alunos do Cena. Outros sete apresentaram trabalhos em Ribeirão Preto (na área de Biológicas e Saúde) e um aluno em São Carlos (em Exatas e Engenharia).

O Simpósio é organizado pela Pró-reitoria de Pesquisa da USP e tem neste ano 4.464 trabalhos aprovados, nas áreas de Humanas e Humanidades; Biológicas e Saúde; Exatas e Engenharia; e Agropecuárias, com 670 trabalhos apresentados nesta última.

Com o objetivo divulgar as atividades de pesquisa realizadas por estudantes envolvidos com a Iniciação Científica, bem como promover a integração científica e cultural dos alunos, funcionários e professores de diferentes instituições, o evento em Piracicaba foi aberto na manhã de ontem (quinta-feira – 24).

Após a cerimônia de abertura, foi proferida a palestra “Metodologia Científica”, pelo professor Gilson Luiz Volpato, do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Unesp, de Botucatu. O Siicusp será concluído hoje (sexta-feira – 25/11).

No primeiro dia em Piracicaba aconteceram as apresentações de trabalhos das sub-áreas Solos e Fitossanidade. Na parte da tarde, se apresentaram os alunos que pesquisam Produção Vegetal, Ciências Florestais, Biotecnologia e Genética.

Nesta sexta-feira, pela manhã, serão abordados os temas Economia e Sociologia Rural, Ciência e Tecnologia Agroindustrial, Engenharia de Alimentos e Engenharia Agrícola. No período da tarde, encerrarão o evento as apresentações de pesquisas referentes à Medicina Veterinária e Zootecnia.

O professor Adibe L. Abdalla, da Comissão Pesquisa do Cena e membro da Comissão Organizadora na área de Agropecuária esteve presente ao evento representando a diretoria do Cena,  e destacou a importância do evento “O Siicusp é o evento de maior movimentação acadêmica dentro da Universidade de São Paulo e o Programa de Iniciação Científica um dos mais importantes da Pró-reitoria de Pesquisa principalmente porque objetiva ensinar aos alunos o ‘método científico’ para que ao saírem da Universidade possam identificar problemas, experimentar soluções e serem críticos com os resultados em qualquer ramo de atividade”.

Na área de Agropecuária, além dos próprios alunos do Cena, comparecem estudantes de, praticamente, todas as unidades da USP e de outras Universidades do País.

_________________

Assessoria de Imprensa Cena -USP