Professores do CENA Ministram Curso de Análise de Dados com R

Comentários desativados em Professores do CENA Ministram Curso de Análise de Dados com R

Durante os dias 15 a 19 de abril de 2024, os professores Deoclecio Jardim Amorim e Eduardo Mariano ministraram o curso de extensão “Análise de Dados com R” no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA/USP). Direcionado a estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores das áreas de ciências agronômicas e ambientais com conhecimento básico em análise de dados, o curso teve alta demanda, com aproximadamente 100 inscritos. Contudo, apenas 25 participantes foram selecionados para esta oportunidade de capacitação.

O programa do curso contemplou desde os conceitos fundamentais de estatística descritiva até técnicas avançadas de análise de dados, com o intuito de aprimorar as competências dos participantes na utilização da linguagem de programação R para análise de dados. Os temas abordados incluíram:

1. Noções de programação com a linguagem R, manipulação de dados e estatística descritiva;
  2. Introdução à visualização de dados e análise de variância;
  3. Teste de médias e análise de regressão;
  4. Introdução aos modelos lineares mistos; e
  5. Estatística multivariada

O sucesso notável desta edição já impulsionou os professores a planejarem a segunda edição do curso, prevista para meados de fevereiro de 2025, demonstrando o compromisso contínuo com a disseminação do conhecimento e o aprimoramento das habilidades analíticas na comunidade acadêmica.