Trabalho com microalgas de grupo de pesquisa do CENA é capa de revista científica internacional

      Comentários desativados em Trabalho com microalgas de grupo de pesquisa do CENA é capa de revista científica internacional

Como as microalgas controlam a síntese de óleos, especialmente os Triacilgliceróis, é tema de interesse mundial dado a sua possibilidade de uso na fabricação de biodiesel. Entretanto, há ainda necessidade de se entender como as células controlam a produção destes óleos para que se possa fazer uso industrial sustentável destas células para este fim. Nessa vertente, o trabalho do grupo de pesquisa do Laboratório de Biologia de Sistemas Regulatórios do CENA, coordenado pela Profa. Flavia Vischi Winck, estampou recentemente a capa da revista Cells, da editora MDPI, mostrando uma reanálise dos conjuntos de dados do metaboloma, proteoma e transcriptoma da microalga Chlamydomonas reinhardtii. O estudo revelou que durante a superprodução de lipídios nas células ocorre um condicionamento das vias do metabolismo do aminoácido Arginina (Arg) durante a privação de nitrogênio (N) e que esta rota metabólica desempenha um papel significativo na indução do acúmulo de triacilgliceróis (TAGs), atuando como um interruptor metabólico. Os achados sugerem a presença de módulos regulatórios que integram a regulação transcricional do acúmulo de TAGs com a assimilação de Nitrogênio via sobreexpressão de enzimas envolvidas no metabolismo da Arg. A análise dos motivos dos promotores dos genes envolvidos apoia ainda mais a existência de uma rede regulatória que integra esses processos, sugerindo o envolvimento da sinalização mediada por fosforilação, óxido nítrico e peróxido de hidrogênio, fornecendo informações valiosas sobre os mecanismos reguladores e de sinalização subjacentes às respostas de privação de N em microalgas.

O estudo pode ser visitado no link abaixo:
https://www.mdpi.com/2073-4409/12/10/1379

O volume completo da revista Cells Volume 12, Issue 10 (May-2 2023) – com 102 artigos pode ser acessada no link abaixo:
https://www.mdpi.com/2073-4409/12/10

A capa do artigo pode ser visitada no link abaixo:(https://www.mdpi.com/files/uploaded/covers/cells/big_cover-cells-v12-i10.png)