Estratégias para melhorar a ciência e a inovação no país

      Comentários desativados em Estratégias para melhorar a ciência e a inovação no país

Renato Santos | 05/07/2023

Neste mês, o pesquisador de pós-doutorado Dr. Renato Augusto Corrêa dos Santos, publicou juntamente com a Professora Dra. Flávia Vischi Winck e dois pós-graduandos do programa de Genética e Melhoramentos de Plantas da ESALQ, Gustavo Schiavone Crestana e Jéssica Mendes, um artigo de opinião no periódico eLife Sciences, no qual discutem a conjuntura atual da ciência, a tecnologia e a inovação (CT&I) no Brasil e apontam possíveis caminhos a serem seguidos para aprimorar,  a longo prazo, a relação entre os atores que compõem o Sistema Nacional de Inovação (SNI).

No artigo, seis importantes gargalos foram apresentados, assim como sugestões de como abordá-los, incluindo a busca pela #profissionalização de pesquisadores,  iniciativas que fomentam a maior valorização da ciência pela #sociedade, a formação de futuros líderes políticos engajados no uso da ciência e das evidências na formulação de políticas públicas, o aprimoramento das instituições e #reformas que possam favorecer a ciência, a luta contra o #negacionismo da ciência e a integração de todos os pontos, atrás da formulação de estratégias de longo prazo em ciência e #inovação. O nosso intuito é fomentar uma discussão, mais que necessária, sobre o caminhar da CT&I no Brasil.  A produção foi possível graças às contribuições de inúmeros políticos, cientistas, jornalistas, empresários, de sociedades científicas e da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), representada pelo presidente Vinícius Soares.

O Dr. Renato desenvolve sua pesquisa no CENA com apoio da FAPESP e sob supervisão do Prof. Dr. Diego M. Riaño Pachón. Além disso, é embaixador do programa eLife Community Ambassadors e desde o ano passado atua com ativismo em assuntos relacionados à Reprodutibilidade Computacional para a área de Ciências Biológicas e pretende também desenvolver temas ligados à saúde mental na pesquisa. A ideia de escrever o artigo teve forte apoio da eLife Sciences, do programa eLife Community Ambassadors e da coordenadora do programa, Dra. Ailis O’Carroll, além do editor Dr. Peter Rodgers.