Pesquisadores do CENA lançam Atlas Palinológico

      Comentários desativados em Pesquisadores do CENA lançam Atlas Palinológico

Fruto de mais de 10 anos de trabalho, uma equipe de pesquisadores do CENA/USP lança, durante o XVI Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, que ocorre entre os dias 21 e 27 de outubro em Bertioga/SP, o Atlas Palinológico.

A obra foi escrita, em parceria, pelo Prof. Dr. Luiz Carlos Ruiz Pessenda com os pesquisadores Antônio Álvaro Buso Junior e Flávio Lima Lorante,  todos do Laboratório C-14, e o Prof. Dr. Paulo de Oliveira, docente e pesquisador do Instituto de Geociências da USP.

São registros fotográficos de microscopia de luz, em cores, de 174 pranchas com cerca de 900 espécies, com várias fotos de grão de pólen e esporos coletados no herbário da reserva de Mata Atlântica mantida pela Vale do Rio Doce na cidade de Linhares, norte do Estado do Espírito do Santo.

Segundo Álvaro, a obra servirá de importante apoio para o trabalho de pesquisadores de paleoclimatologia que estudam a mudança da vegetação ao longo do tempo, além de outros profissionais e pesquisadores de áreas correlatas.

Já Flávio lembra que a obra, bilingue (português e inglês), é rara porque apresenta uma quantidade de registros sem precendentes, permitindo a aplicação abrangente em trabalhos de comparação.

Lançado pela editora FEALQ, o livro já está disponível para venda pelo site http://fealq.org.br/loja/

CONFIRA A ENTREVISTA concedida pelos pesquisadores Álvaro e Flávio para o CENA360 (use o mouse para girar a tela em 360º):

Texto, foto e vídeo:

Fabiano Pereira – assessoria de comunicação do CENA/USP

MTb n.º 60025/SP