Doutorando do CENA é premiado no XVI Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal

      Comentários desativados em Doutorando do CENA é premiado no XVI Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal

O Engenheiro Agrônomo e Biólogo Elcio Ferreira dos Santos, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências USP-CENA, foi premiado no XVI Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, que ocorreu em São Pedro nos dias 24 a 28 de setembro p.p., com a apresentação oral e de pôster do trabalho intitulado “Phosphorus-zinc homeostasis in cotton: leaf gas exchange, biomass partitioning and nutrient use efficiency in photosynthesis”, que é parte da Tese, apoiada pelo CNPq.
Elcio, que também defendeu a dissertação de mestrado no PPG-Ciências USP-CENA, com pesquisa apoiada pela FAPESP, está investigando processos bioquímicos, fisiológicos e de fertilidade do solo concernentes à interação entre o fósforo e zinco em plantas de algodão, com abordagem multifacetada, por contemplar estudos de química do solo – avaliação da disponibilidade e fracionamento do P e Zn nos compartimentos do solo -, Fisiologia Vegetal, Bioquímica de Plantas, Genômica e de Nutrição Vegetal. O jovem doutorando tem buscado entender, com este estudo, como o equilíbrio nutricional e a homeostase entre P e Zn modulam os processos relativos à eficiência de aquisição dos nutrientes (com investigação da expressão de genes que codificam biossíntese de transportadores de P e de Zn), otimizam os processos fotossintéticos – assimilação de CO2 e transferência eletrônica entre os Fotossistemas I e II – e regulam as atividades de enzimas associadas ao estresse oxidativo e enzimas como a fosfatase ácida e a anidrase carbônica.
O doutorando Elcio Ferreira dos Santos, desenvolveu parte dos estudos na Universidade de Nottingham-UK sob a Supervisão do Prof. Martin Broadley, com Bolsa de Mobilidade Santander, e é orientado do Professor José Lavres Junior, docente do Laboratório de Nutrição de Plantas, e Co-orientado do Prof. Antonio Vargas de Oliveira Figueira, docente do Laboratório de Melhoramento de Plantas.